Desmistificando o Talento

Você já parou para pensar o que realmente significa a palavra talento? E se é algo que você nasce com, ou adquire com o tempo? Se você for procurar no dicionário, vai descobrir que o talento é uma aptidão natural ou adquirida de uma pessoa na realização de determinada atividade1.

Muito comumente tendemos a imaginar que o talento é algo muito subjetivo, e atribuímos talento à pessoas que se destacam como cantores, atores, artistas ou personalidades de renome internacional. Mas não é bem por aí.

Cada pessoa tem uma aptidão diferente, seja na sua capacidade de se comunicar, na capacidade de antecipar e resolver problemas, fazer análises, transmitir conhecimentos, criar estratégias, lidar com números, fazer negócios e tantos outros talentos. Portanto, você não precisa ser alguém conhecido ou famoso para ter um talento.

E mais, com os recursos psicológicos e incentivos corretos, é possível desenvolver um ou mais talentos. Geralmente, pessoas talentosas têm em si a vontade de crescer, desenvolver e são determinadas em aplicar seu talento para isso.

Ainda, essas pessoas têm alto Capital Psicológico, ou seja, sabem que seus resultados dependem de si mesmos e se consideram protagonistas das suas próprias histórias. Ao desenvolverem os quatros estados psicológicos do Capital Psicológico, pessoas talentosas também se tornam mais positivas, mais comprometidas e dedicadas. 

Pessoas talentosas também são multiplicadoras. Elas têm o desejo e, através da determinação característica, desenvolvem a habilidade de multiplicar conhecimento, desenvolvimento, geração de oportunidades e criar impactos positivos por meio de suas ações. Assim, buscam contribuir para um mundo melhor.

Desenvolver seu talento pode parecer difícil, mas tudo que você precisa é dar o primeiro passo. Identifique suas habilidades, use elas ir além nas suas tarefas diárias e peça um feedback do seu chefe, do seu professor, ou até do seu colega de trabalho para avaliar o seu desenvolvimento ao longo do caminho2

Você também pode buscar orientação com profissionais e participar de treinamentos específicos, a prática de suas aptidões também é importante. E quando parecer que não está dando certo, tenha paciência, afinal crescer e se desenvolver não é uma corrida, é uma maratona2.

1 – TALENTO. In DICIO, Dicionário de Português Online. Porto: 7Graus,2024. Disponível em https://www.dicio.com.br/talentos/. Acesso em: 09 set 2024.

2 – Desenvolvendo um talento: como identificar e promover. Goodhabitz, 2023. Disponível em https://www.goodhabitz.nl/pt-br/inspiracao/blog/desenvolvendo-um-talento-como-identificar-e-promover/. Acesso em: 09 set 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *