Repertório Emocional: como identificar nossos sentimentos?

Atualmente, muito se fala sobre a importância de entender e expressar o que sentimos, e a importância do repertório emocional. Mas, você sabe o que é esse tal repertório emocional? 

Ao longo de apenas um dia podemos experimentar diversas emoções, como raiva, alegria, frustração e felicidade. Porém, algumas pessoas têm dificuldade em identificar o que exatamente estão sentindo, podendo, inclusive, confundir raiva com angústia, tristeza com tédio, entre outros. 

Lá na infância, com a ajuda dos adultos que nos rodeiam, começamos a entender os diversos sentimentos que existem. Esse aprendizado é fundamental para o resto da vida. O desenvolvimento saudável do repertório emocional tem efeitos muito positivos na saúde mental e ajuda também no desenvolvimento da resiliência e até da autoestima1

O repertório emocional compreende todas essas experiências, e nos permite identificar e nomear o que sentimos. Não saber o que está sentindo pode levar um indivíduo a reprimir suas emoções e, assim, gerar quadros de ansiedade e depressão1.

Por outro lado, um repertório emocional rico permite que a pessoa lide melhor com suas emoções. Identificar as emoções corretamente nos ajuda a acolher de maneira mais afetiva e efetiva, o que gera melhores resultados no geral.

Pessoas com um vasto repertório emocional, além de saberem identificar e expressar suas emoções, também são mais centradas e calmas, principalmente em situações de pressão. Costumam ser  mais empáticas e conseguem se colocar no lugar do outro. 

Mas não é porque você não desenvolveu esse repertório na infância, que você não pode fazê-lo agora. Você pode começar fazendo uma reflexão pessoal e também praticando o diálogo interno2. Olhar para dentro de si permite que você crie uma melhor percepção das suas emoções.

Agora, se você perceber que precisa de mais ajuda para interpretar e nomear o que sente, não deixe de procurar um profissional que possa te orientar nessa jornada.

1 – SANCHES, Daniella. Nomear sentimentos é importante para amadurecer e lidar com as emoções. Viva Bem Uol, 2021. Disponível em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/31/nomear-sentimentos-e-importante-para-amadurecer-e-lidar-com-as-emocoes.htm. Acesso em: 11 nov 2024.

2 – MORAES, Juliana. Você está trabalhando para desenvolver o seu repertório emocional? Capricho, 2024. Disponível em https://capricho.abril.com.br/comportamento/voce-esta-trabalhando-para-desenvolver-o-seu-repertorio-emocional. Acesso em: 11 nov 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *