Que pensamentos e ações positivas deixam a gente mais feliz, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que a gratidão pode impactar a sua saúde? E não é só a saúde mental não, pesquisadores descobriram que ser grato também tem efeitos na saúde física.
Mas aqui não é só o ato de agradecer, estamos falando de viver a vida com mais gratidão até pelas pequenas coisas, aquelas que muitas vezes acreditamos ser garantidas. Para viver mais positivamente, é preciso apreciar até essas conquistas.
Pesquisadores norte-americanos descobriram que viver com gratidão tem efeitos positivos no sono, no alívio da dor, redução dos níveis de estresse, também ajuda o sistema imunológico e nos impulsiona a praticar hábitos mais saudáveis, como uma alimentação mais equilibrada e atividades físicas1.
Na saúde mental, a gratidão contribui com a nossa autoestima, traz emoções positivas e nos torna mais otimistas. Segundo a terapeuta Dra. Amy E. Keller, a gratidão estimula a produção dos neurotransmissores dopamina e serotonina, associados ao prazer e ao humor, respectivamente. Além de promover a liberação de oxitocina, responsável pelos sentimentos de generosidade e confiança2.
Quem diria que olhar para as situações através da óptica do copo meio cheio poderia ser tão bom para você né?! Agora se você ainda não pratica a gratidão diariamente, tá na hora de começar.
Existem pequenas ações que você pode incorporar no seu dia a dia para ser mais grato e, de quebra, manter a ansiedade e o estresse sob controle. Você pode começar um diário da gratidão, onde pode escrever as pequenas coisas pelas quais se sente agradecido, como o ar que você respira, o café que você pode tomar pela manhã e a possibilidade de viver mais um dia2.
Uma segunda dicaé criar uma caixa de gratidão e todos os dias escrever em pedaços de papel duas a três coisas pelas quais você é grato naquele dia e colocar na caixa. De tempos em tempos, reserve um momento para ler algumas das coisas que você agradeceu em determinado momento2.
Outra maneira de ser grato é, quando sair com um amigo, agradecê-lo pelo momento vivido e pela companhia dele naquele dia. Ligue para os seus pais, tire um tempo para ouvi-los e ser ouvido e então agradeça por aquela ligação.
Torne a gratidão um hábito e veja os impactos positivos no seu dia a dia.
1 – MOSLEY, Michael. Por que sentir gratidão faz bem à saúde. BBC News Brasil, 2021. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-57767232. Acesso em: 23 out 2024.
2 – FIELD, Barbara. How Gratitude Makes You Happier. Verywell Mind, 2021. Disponível em https://www.verywellmind.com/how-gratitude-makes-you-happier-5114446. Acesso em: 22 out 2024.