Nos últimos anos, a saúde mental ganhou relevância, porém muitas pessoas ainda não acreditam que seja um assunto tão sério. Mas a verdade é que saúde mental é coisa séria sim, e não cuidar dela pode levar a sérias consequências cognitivas, de concentração, memória e outras.
Assim como a prevenção é o melhor caminho quando falamos de saúde física, na saúde mental ela também é fundamental.
Ignorar sua saúde mental tem consequências graves
Um dos sintomas mais comuns associados à sua saúde mental é a ansiedade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 31,6% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos sofrem com ela. E 26,8% dos brasileiros foram diagnosticados por médicos como ansiosos1. Outro aspecto muito conhecido é o estresse.
Entretanto, muitos costumam ignorar esses sintomas. Só que a falta de cuidados com a saúde mental pode levar a transtornos psicológicos, como a depressão e o pânico, mas também a sintomas físicos.
O corpo somatiza a negligência com a saúde mental em enxaquecas, problemas estomacais, cansaço extremo, insônia, dores musculares, taquicardia e até alergias na pele. A somatização pode ainda resultar em quadros mais graves, como hipertensão, diabetes e derrames2.
Mas como posso aplicar a prevenção na minha saúde mental?
Apesar de a prevenção ser diferente para pessoas diferentes, existem hábitos que podemos mudar ou incorporar e que serão fundamentais em longo prazo.
Um deles é falar sobre seus sentimentos. Na sociedade atual ainda existe um grande estigma sobre debater como você se sente, e ainda existem aqueles que acreditam que terapia é apenas para pessoas doentes. Contudo, falar sobre seus sentimentos com um terapeuta ou com um amigo, que entenda que não é só você que está se sentindo daquela maneira, pode fazer com que você se sinta menos sozinho e pode te dar mais força para enfrentar determinadas situações3.
As próximas dicas podem parecer clichê, mas o fato é que elas realmente funcionam, e têm sua contribuição também no cuidado com a saúde mental. Uma alimentação equilibrada, uma boa rotina de sono e a prática de atividades físicas impactam seu humor e seu bem-estar geral3.
Outro hábito importante é praticar um hobby. Fazer uma atividade que te gere prazer contribui mais do que você imagina. Elas ajudam na concentração e na memória, e o melhor, sem gerar estresse2.
Tenha cuidado com aquilo que você vê nas redes sociais e saiba filtrar tudo o que chega até você2. A grama daquela pessoa que você segue só é mais verde porque ela está te mostrando apenas aquela fração mais verde do jardim. O resto pode estar até morto e você não sabe, então filtre as redes sociais para não ficar se comparando e estabelecendo parâmetros altos demais, e até inalcançáveis. Lembre-se, perfeição é apenas um conceito, na prática ela não existe.
Por fim, fique de olho nos sinais que seu corpo pode emitir se você estiver negligenciando a saúde mental.
1 – ROCHA, Lucas. Mais de 26% dos brasileiros têm diagnóstico de ansiedade, diz estudo. CNN Brasil, 2023. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-de-26-dos-brasileiros-tem-diagnostico-de-ansiedade-diz-estudo/. Acesso em: 01 out 2024.
2 – GASPULA, Renata V. 8 hábitos para cuidar da saúde mental. Psicológos São Paulo, 2023. Disponível em https://www.psicologossaopaulo.com.br/blog/habitos-para-cuidar-da-saude-mental/. Acesso em: 30 set 2024.
3 – Prevention and Mental Health. Mental Health Foundation. Disponível em https://www.mentalhealth.org.uk/explore-mental-health/a-z-topics/prevention-and-mental-health. Acesso em: 30 set 2024.