Como dominar a ansiedade e melhorar seu desempenho

A ansiedade é um dos inimigos do nosso desempenho, seja no trabalho ou nos estudos. Ela nos sequestra da realidade com uma preocupação exagerada com algo que ainda nem aconteceu, consegue atrapalhar nosso sono e, consequentemente, ter efeito negativo na nossa capacidade de concentração e na memória1.

Conseguir identificar os sinais e sintomas da ansiedade é fundamental. Sabendo como ela nos afeta, podemos controlar esses gatilhos e buscarmos uma melhoria no nosso desempenho.

Se você ainda não sabe quais são os sintomas que ela pode causar, nós abordamos eles em outro artigo. Recomendamos que você compreenda como ela se manifesta para então entender como combatê-la. 

Apesar de muitas vezes a ansiedade chegar de maneira inesperada, reunimos uma série de dicas que podem te ajudar a colocar ela em xeque.

1 – Organização: seja na agenda, ou até mesmo no bloco de notas do celular, colocar “no papel” tudo aquilo que você precisa fazer e organizar as suas tarefas em uma lista de prioridades e/ou ordem de execução pode trazer uma sensação de controle.

A desorganização cria uma sensação de caos, e quando imprevistos acontecem ficamos sem saber como lidar com eles2.

2 – Autoconhecimento: assim como a digital dos nossos dedos é única, cada um de nós também é único na maneira em como reage. Entender como você se comporta é um passo necessário para compreender quais os gatilhos e situações despertam a ansiedade em você3.

Assim, fica mais fácil saber como lidar quando uma situação dessa aparecer.

3 – Exija menos de você: você já avaliou como exige de você muito mais do que dos outros? E se talvez você experimentasse exigir de você o mesmo que faria com um colega de trabalho? Será que você seria mais paciente e cuidadoso consigo mesmo? 

O importante aqui é fazer o seu melhor e compreender que nem tudo está sob o seu controle3. E ainda, que em certos momentos você deve se cobrar menos e relaxar mais.

4 – Se mantenha presente: a ansiedade nasce da preocupação com o futuro e coisas que podem acontecer. Estar constantemente pensando no que ainda está por vir impede que você viva a realidade. Para isso você pode praticar exercícios de mindfulness, como a meditação2

5 – Regule seu sono: uma boa noite de sono prepara tanto o corpo, quanto a mente para o dia seguinte. Dormir mal prejudica várias partes do organismo, incluindo a nossa capacidade de guardar informações a longo prazo2.

Crie uma rotina antes de dormir, evite o uso de telas e o consumo de alimentos diretamente antes de deitar.

6 – Tenha um hobby: procure uma atividade que seja interessante e ajude a relaxar a sua mente. Você pode ler um livro, ou assistir uma série, existem muitas coisas que são prazerosas que podem ser feitas quando temos um tempo livre2.

7 – Pratique bons hábitos: pode parecer clichês, porém praticar atividades físicas fazem muito bem para o gerenciamento da ansiedade. Pode ser algo como uma simples caminhada, movimentar o corpo ajuda a reduzir a tensão e promove o relaxamento da mente3

Além disso, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e uso de outras drogas, também são prejudiciais para a mente. A euforia passa, e a ansiedade volta, e pode voltar mais intensa.

Cuidar de você e da sua mente é o grande segredo para colocar toda a preocupação excessiva de lado. Uma mente mais calma é uma mente menos ansiosa.

E se você sentir dificuldade, procurar um atendimento psicológico pode ser de grande valia. Esses profissionais são altamente treinados para te guiar na caminhada contra a ansiedade. 

Se coloque em primeiro lugar para então poder dar o melhor de si e atingir os seus objetivos!

1. Signs of Anxiety. Psychology Today. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/basics/anxiety/signs-anxiety. Acesso em: 04 abr 2024.

2. 17 dicas para controlar a ansiedade. Instituto de Psiquiatria Paulista, 2021. Disponível em https://psiquiatriapaulista.com.br/17-dicas-de-como-controlar-a-ansiedade/. Acesso em: 09 abr 2024.

3. MACHADO, Wagner. 5 ações diárias para reduzir a ansiedade. PUC Rio Grande do Sul, 2023. Disponível em https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-acoes-diarias-para-reduzir-a-ansiedade/. Acesso em: 09 abr 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *