Você já ficou curioso sobre algum tema e então essa curiosidade te induziu a aprender algo novo? Pois é, a curiosidade é o motor de muitas descobertas na história da humanidade. Sem ela, provavelmente, muitos estudiosos não teriam se dedicado anos a fio e feito suas maiores descobertas.
Mas, a curiosidade não desperta apenas grandes estudiosos, ela é extremamente importante para nosso aprendizado desde o começo da vida. Recentemente, um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia revelou que a curiosidade deixa o cérebro preparado para aprender, ou seja, mesmo quando não consideramos o assunto tão interessante, se ele for apresentado de maneira a despertar a curiosidade, maiores as chances de aprendermos sobre ele1.
Além disso, segundo a pesquisa, a curiosidade torna o processo de aprendizado mais gratificante. A curiosidade ativa a região cerebral ligada ao prazer e à recompensas. Assim, a curiosidade torna o aprendizado mais prazeroso1.
Como despertar a curiosidade
Apesar de ser uma habilidade quase inerente ao ser humano, muitos de nós tem dificuldade em trabalhar o nosso lado mais curioso. Contudo, existem estratégias que você pode inserir no seu dia a dia para despertar a curiosidade:
1 – Mente aberta: muitas vezes temos medo ou receio do que nos é desconhecido, mas é preciso virar a chavinha, e encarar o que não conhecemos como uma oportunidade para aprender2;
2 – Pergunte: você já ficou com medo de fazer uma pergunta em sala de aula? Então está na hora de superar esse medo. Fazer perguntas é parte importante da curiosidade, quanto mais você pergunta, mais você aprende2;
3 – Crie oportunidades para novos interesses: aprender algo parte de descobrir um novo interesse, e para fazer isso você precisa se dar a chance de descobrir algo novo. Por exemplo, vá ao museu, ao zoológico, faça um tour virtual3;
4 – Participe dos debates: aqui nos referimos àqueles momentos em sala de aula ou até no trabalho, em que todos estão debatendo um tema, uma opinião. Debater de maneira respeitosa é um gatilho para a curiosidade, além de também potencializar a lógica e ensinar o respeito à opiniões diferentes3;
5 – Torne a curiosidade um exercício diário: todas as estratégias acima só vão funcionar se você usá-las diariamente. Você não precisa visitar um museu todos os dias, apesar de que hoje os grandes museus do mundo oferecem tours virtuais. Comece com algo pequeno, e repita todos os dias2,3.
Já diz o ditado, “de grão em grão, a galinha enche o papo”. De pequena em pequena curiosidade, você constrói algo que ninguém pode te tirar, o conhecimento.
1 – STENGER, Marianne. Why Curiosity Enhances Learning. Edutopia, 2024. Disponível em https://www.edutopia.org/blog/why-curiosity-enhances-learning-marianne-stenger. Acesso em: 14 abr 2025.
2 – GRACIOSO, Alexandre. O poder e os benefícios da curiosidade. Revista Ensino Superior, 2024. Disponível em https://revistaensinosuperior.com.br/2024/03/26/o-poder-e-os-beneficios-da-curiosidade/. Acesso em: 14 abr 2025.
3 – Curiosidade: Estratégias de ensino para despertá-la no aprendizado. Educa Mais Pro, 2024. Disponível em https://educamaispro.com.br/curiosidade-estrategias-de-ensino-para-desperta-la-no-aprendizado/. Acesso em: 14 abr 2024.