Você já olhou para a sua lista de tarefas do dia, ou até da semana, e se sentiu sobrecarregado? Ficou sem saber por onde começar? Talvez você não saiba priorizar.
Quando entendemos que tudo tem o mesmo grau de importância fragmentamos nossa energia em várias direções, acabamos fazendo um pouco de tudo e não completando todas as tarefas. Por isso, saber o que é prioridade é fundamental.
Saber o que é prioridade no dia a dia é uma competência psicológica importante, e que também é um fator fundamental no gerenciamento de tempo1. Afinal de contas ninguém tem tempo a perder, não é mesmo?
Comumente, tendemos a “abraçar o mundo”, tentando dar conta de tudo, muitas vezes para agradar os outros e, assim, colocamos de lado os objetivos que temos em mente. Dessa maneira, começamos a funcionar no “piloto automático”, e acabamos mais estressados, constantemente cansados e sentimos que o tempo nunca é suficiente2.
Portanto, precisamos entender que nem tudo tem o mesmo grau de importância e saber o que priorizar vai te ajudar a fazer escolhas que te colocam na direção certa para alcançar seus objetivos.
Como priorizar
Inicialmente, pode parecer difícil saber quais tarefas priorizar em detrimento das outras, por isso, veja algumas dicas que podem te ajudar nesse passo importante.
1 – Liste todas as suas tarefas: veja aquelas que somente você pode desempenhar, é nelas que você deve focar sua atenção primeiro2.
2 – Determine quais são essenciais: entre as tarefas que apenas você pode completar, quais delas são essenciais? E quais podem ser feitas depois, para você não desperdiçar seu tempo2?
3 – Quais tarefas opcionais estão alinhadas com os seus valores? Por exemplo, você é uma pessoa que valoriza suas relações pessoais, então passar um tempo com os amigos é algo que você deve priorizar2.
4 – Saiba dizer não: por mais que agradar aos outros possa evitar certos conflitos, para priorizar o seu tempo e as suas tarefas é preciso dizer não. Pode ser difícil no começo, mas existe um benefício em estabelecer limites2.
5 – Lembre que nem toda decisão é permanente: se você disse não para uma tarefa hoje, não significa que amanhã, na outra semana ou daqui algumas semanas, você não possa dizer sim. Na maior parte do tempo, você pode mudar sua decisão2.
Agora que você já tem essas dicas em mãos, que tal colocá-las em prática? Foque seu tempo e recursos no que é mais importante e você estará no caminho para atingir as suas metas.
1 – SZYMANSKI, Jeff. Perfectionism and the Value of Prioritizing. Psychology Today, 2011. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-perfectionists-handbook/201112/perfectionism-and-the-value-of-prioritizing. Acesso em: 20 ago 2024.
2 – GUHA, Ahona. Burn-Out and Struggling to Prioritize Tasks? Psychology Today, 2022. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/blog/of-prisons-and-pathos/202201/burnt-out-and-struggling-to-prioritize-tasks. Acesso em: 20 ago 2024.