Quem nunca ouviu aquela frase popular “não faça hoje o que você pode deixar para amanhã”? Pois é, enquanto adiar algumas coisas para dar conta de outras mais importantes é comum, e pode ser benéfico na gestão de tempo, fazer isso constantemente pode ser prejudicial. E pode resultar em procrastinação, adiamento de sonhos e ainda afetar nossos relacionamentos.
Muitas vezes, nosso cérebro cria uma ilusão de que temos muito tempo, de que o tempo é infinito e isso afeta nossas decisões, porque com essa falsa ilusão do “amanhã eu faço” acabamos nos afastando do presente1.
Essa falsa percepção de tempo que nos leva a adiar tarefas e situações é resultado da oposição que existe entre duas áreas dentro do cérebro humano. Enquanto o córtex pré-frontal atua no planejamento do futuro, o sistema límbico foca no tempo imediato2.
Além disso, na hora de processar uma decisão, nosso cérebro usa um “atalho”, que quando influenciado por pré-julgamentos pode resultar no uso de vieses cognitivos, sendo um deles o viés do presente, que nada mais do que nossa tendência de valorizar recompensas imediatas, porque para o nosso cérebro elas são mais benéficas do que recompensas futuras. Por exemplo, escolher maratonar uma série em vez de estudar ou se exercitar, mesmo sabendo das consequências futuras3.
Outro ponto que muitas vezes colabora para adiar tarefas é a ilusão de imortalidade. Porque não sabemos a data exata de quando a vida vai acabar, nossa mente evita encarar a finitude da vida, e assim, agimos como se nosso tempo fosse ilimitado. E vamos adiando e adiando4.
Contudo, como tudo, existem consequências para esse constante adiamento de projetos, a procrastinação crônica. E ela tem impactos expressivos na nossa vida, desde a perda de oportunidades, estresse, ansiedade, até problemas com a autoestima1.
Portanto, é preciso romper com essa ilusão, ao mesmo tempo em que aprendemos a viver de maneira mais presente. Reconheça quando estiver procrastinando aquela tarefa, ou decisão. Você pode começar com a meditação, a respiração consciente e até começar a escrever um diário. Esses exercícios nos ajudam a nos ancorar no presente. É preciso também entender que o fracasso faz parte da sua jornada rumo ao sucesso, e não devemos teme-lo. Encare o erro e a falha como uma oportunidade de aprendizado1.
Você é o protagonista da sua própria história, então é hora de agir como dono da sua própria jornada.
1 – CAMPELO, Elisa. Como a Procrastinação Rouba Nossos Sonhos. Elisa Campelo. Disponível em https://elisacampelo.com.br/ilusao-do-tempo-procrastinacao/. Acesso em: 08 mai 2025.
2 – Como evitar a procrastinação. Pluxee, 2024. Disponível em https://www.pluxee.com.br/blog/como-evitar-a-procrastinacao/#:~:text=E%20procrastinar%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20pregui%C3%A7a.%20%C3%89%2C%20sim%2C,de%20c%C3%A9rebro%20primitivo%2C%20relacionado%20aos%20prazeres%20imediatos. Acesso em: 08 mai 2025.
3 – O que é o Viés do Presente? Mais Retorno, 2019. Disponível em https://maisretorno.com/portal/termos/v/vies-presente. Acesso em: 08 mai 2025.
4 – ROSSI, Pedro S. A ilusão da imortalidade. Psi Rossi, 2023. Disponível em https://psirossi.com/a-ilusao-da-imortalidade/. Acesso em: 08 mai 2025.