Tecnologia: os efeitos bons e ruins na sua saúde mental

Você já parou para pensar no quanto a tecnologia mudou o nosso dia a dia? E não estou falando apenas do celular ou do tablet, mas da tecnologia em geral. Hoje temos robôs que aspiram e passam pano no chão, robôs que cortam a grama. Temos até robôs garçons em restaurantes.

Porém, como em todos os aspectos da vida, é preciso ter equilíbrio. É fato que a tecnologia tem muitos pontos positivos, como: otimização de tempo, aprendizado, conexão, resoluções rápidas para problemas e necessidades. Mas, existe o outro lado da moeda. E até as novas gerações já sentem o impacto negativo na qualidade do sono, no desenvolvimento e na qualidade de vida em geral.

Impactos negativos

A saúde mental pode ser muito afetada se não tomarmos cuidado no uso de todas essas inovações. A exposição constante a smartphones pode gerar dependência emocional, ansiedade e depressão. E o uso contínuo deles, além de outros dispositivos eletrônicos, podem também causar o isolamento social, estresse e prejudicar o sono1.

Principalmente entre os jovens, o isolamento social pode ser muito prejudicial no desenvolvimento de habilidades importantes, que acontecem durante a infância e a adolescência. Além disso, a solidão pode levar também a problemas relacionados à autoestima2.

Impactos positivos

Contudo, há de se falar e valorizar os efeitos positivos que a tecnologia proporcionou. O crescimento da internet trouxe consigo não só as redes sociais, mas também ampliou o acesso à informação, por exemplo, sobre a importância da saúde mental e como cuidar dela3.

A tecnologia também facilitou a conexão entre pessoas. Hoje familiares e amigos que estão fisicamente distantes podem se manter em contato basicamente 24 horas por dia, através de mensagens e chamadas de vídeo. Assim, é possível ampliar o vínculo familiar mesmo estando a quilômetros de distância.

A educação também ganhou muito com os novos dispositivos e aplicativos. Hoje é possível aprender através do tablet ou do celular, frequentar aulas à distância e ampliar seu conhecimento acessando plataformas virtuais de aprendizado.

Como dito acima, há muito a se ganhar e perder com a tecnologia. O equilíbrio é fundamental para que você possa ter benefícios sem passar pelos malefícios. Não deixe que a tecnologia se coloque no caminho daquele café com a sua mãe, uma saída com os amigos no final de semana e os momentos de lazer com a família.

1 – Como o uso excessivo de tecnologia afeta a saúde mental. Inovação Sebrae, 2024. Disponível em https://inovacaosebraeminas.com.br/artigo/uso-excessivo-de-tecnologia. Acesso em: 21 out 2024.

2 – Impacto da tecnologia na saúde mental dos jovens: um sinal de alerta. Hospital Santa Mônica, 2019. Disponível em https://hospitalsantamonica.com.br/impacto-da-tecnologia-na-saude-mental-dos-jovens-um-sinal-de-alerta/. Acesso em: 21 out 2024.

3 – WICK, John. The Positive and Negative Effects of Technology on Mental Health. Bright Point Wellness, 2024. Disponível em https://www.brightpoint-md.com/awareness-program/effects-of-technology-on-mental-health/. Acesso em: 21 out 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *