Saúde mental x Alto rendimento: estratégias para o seu dia a dia

saude-mental

Nos últimos anos, a saúde mental tem estado em pauta. E depois da pandemia do Coronavírus, o tema se tornou ainda mais latente no dia a dia do mundo(1).

Para os atletas de esportes de alto rendimento, a saúde mental é uma linha fina na qual eles se equilibram na busca por atingir o lugar mais alto do pódio(2).

Em 2021, a medalhista olímpica norte-americana Simone Biles, abandonou a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio para priorizar a saúde mental. “A saúde mental é mais importante nos esportes neste momento. Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos”, disse Biles ao anunciar que estava deixando a competição(3).

Desde então vimos inúmeros atletas falarem sobre o tema, revelando casos de depressão, transtornos alimentares, síndrome do pânico e abusos de substâncias.

A verdade é que a figura do atleta inspira força e resiliência, e por muitas décadas esses símbolos sofreram calados, sem poder demonstrar qualquer sinal de fraqueza ou vulnerabilidade. Porém, o jogo virou e hoje eles inspiram muito mais ao mostrarem que também passam por momentos difíceis como qualquer outra pessoa(2).

Em um ambiente com diversos gatilhos, os atletas e suas equipes adotaram, ao longo dos anos, estratégias para cuidar da saúde mental que qualquer um pode aplicar no dia a dia para cuidar de si(4).

Antes de tudo é preciso conhecer as suas necessidades e saber como manter uma rotina que equilibre seus deveres e seus direitos.

1º Acesse informações sobre saúde mental: para saber quais os sintomas e para quem pedir ajuda (4).

2º Fale sobre os seus sentimentos: os profissionais que trabalham com os atletas são capacitados para ajudar nas diversas situações. Você pode procurar um profissional da psicologia que vai te ajudar(4).

3º Respeitar seu próprio tempo: cada pessoa tem um tempo diferente. Aceite o seu próprio tempo e não se cobre como você não cobraria um colega, por exemplo (4).

4º Confie em si mesmo: se esforce para ser positivo com você mesmo e mantenha o foco nas tarefas(4).

1. ARRAIS, Amauri. O desafio da Saúde Mental dos Atletas. Gama, 2022. Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/semana/quem-ta-ganhando/o-desafio-da-saude-mental-dos-atletas/. Acesso em: 12 jan 2024.

2. Saúde mental no esporte de alto rendimento: por que precisamos falar sobre isso. Forbes, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-collab/2023/09/rede-tenis-brasil-saude-mental-no-esporte-de-alto-rendimento-o-que-e-ou-nao-e-real/. Acesso em 12 jan 2024.

3. Simone Biles: o desabafo da campeã olímpica ao desistir de final em Tóquio: ‘Preciso cuidar da saúde mental’. BBC News Brasil, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-57990804. Acesso em: 19 fev 2024.

4. Como promover e prevenir a saúde mental dos atletas. Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/documentos/download/105714e83d1e9. Acesso em: 12 jan 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *