Com o fim de ano chegando, todo mundo começa a fazer uma retrospectiva do ciclo que se encerra e preparar objetivos para o ano que está por vir. E para as empresas, isso não é diferente. É preciso analisar acertos e erros, organizar as contas e planejar seus próximos passos para começar o novo ano com o pé direito.
Um dos aspectos mais importantes que uma empresa, principalmente as pequenas, precisa cumprir para continuar crescendo é o planejamento financeiro. Um bom planejamento financeiro é vital para que você possa crescer, pois é através dele que você poderá melhor entender e alocar os seus recursos. O planejamento financeiro é também um dos principais gargalos de empreendedores, e essa pode ser a diferença entre um negócio dar certo ou não. Segundo pesquisa do SEBRAE, 29% das Microempresas Individuais (MEI) fecham após cinco anos de funcionamento1.
Mas, por que principalmente para pequenas empresas? Em alguns casos, pequenos negócios podem ter mais dificuldades em fazer a separação entre o financeiro da empresa e o pessoal, sobretudo para quem está iniciando um negócio. Separar essas duas finanças é o primeiro passo do planejamento financeiro para 20252.
Para ajudar você, pequeno empresário, a preparar seu planejamento financeiro para o próximo ano, reunimos algumas dicas simples.
1 – Faça uma análise: antes de qualquer corte, ou qualquer decisão, é preciso ver como está o seu financeiro. Ou seja, analisar as entradas e saídas, os custos médios, as vendas. A partir dessa análise você vai poder definir uma estratégia para os próximos passos3;
2 – Cuidado com gastos desnecessários: ao fazer a análise você pode identificar alguns gastos que não são prioridade, ou que são desnecessários e que você pode cortar2;
3 – Organize o fluxo de caixa: as entradas e saídas financeiras compõem o que chamamos de fluxo de caixa. Manter esses dados em dia, ajuda a entender e organizar o financeiro da empresa, e também possibilita que você programe uma retirada ou até um investimento do dinheiro da empresa em algo que esteja precisando, seja um novo funcionário ou até uma geladeira nova se você for do ramo alimentício, por exemplo3;
4 – Saiba os prazos e datas de pagamentos: outra informação importante na hora de programar seu próximo ano é montar um calendário com todos os pagamentos a serem feitos, assim você não vai ser surpreendido por uma parcela de um empréstimo ou de uma compra que tenha feito2;
5 – Aplicativos e plataformas de gerenciamento: para não ficar perdido entre tantos papéis, que tal usar a tecnologia? Existem diversos aplicativos e plataformas de gerenciamento financeiro que podem ser de grande valia. Pense nisso como em um investimento para facilitar o seu dia a dia3;
6 – Conheça o seu estoque: quando você trabalha com a venda de um produto, parte da gestão financeira está em administrar corretamente o seu estoque, para que você não fique sem o produto, para que você não compre mais do que precisa e para que você não perca dinheiro perdendo estoque – principalmente produtos alimentícios. Esse é mais um dos itens que uma plataforma de gestão pode te ajudar a estar sempre de olho.
1 – A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil. Sebrae, 2023. Disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 03 dez 2024.
2 – Planejamento financeiro e a importância para micro e pequenas empresas. Sebrae, 2023. Disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/planejamento-financeiro-e-a-importancia-para-micro-e-pequenas-empresas,fd2ac83eec486810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 02 dez 2024.
3 – Estratégias de planejamento financeiro para pequenas empresas. Sebrae, 2024. Disponível em https://www.sebrae-sc.com.br/blog/planejamento-financeiro-para-pequenas-empresas. Acesso em: 02 dez 2024.