Ouvir música ajuda a melhorar o foco e contribui para o bom desempenho

Você já sentiu que estava sem foco para terminar sua sessão de estudo ou aquele projeto do trabalho? Primeiro, você não está sozinho, em um mundo em constante mudança e excesso de estímulos, a busca por foco e desempenho é uma constante na vida de todos nós. 

Segundo, você já pensou que ouvir uma música poderia te ajudar? 

Ouvir música tem sido uma prática muito usada e recomendada para ajudar a mente a focar no presente e no que precisa ser feito. Mas, vamos com calma, não é todo tipo de música. Pesquisadores apontam que certas frequências e batidas são mais aconselháveis do que outras.

O efeito da música no cérebro

Que ouvir música pode ajudar a melhorar o humor não é novidade. Porém, os benefícios vão além, a música também auxilia na motivação, na redução dos níveis de estresse, aumenta a concentração e contribui com a memória1.

Dentro do nosso cérebro, existem duas redes de atenção: uma que atua no foco consciente, ou seja, aquela que nos ajuda a focar na tarefa que temos em mãos; e a segunda, que trabalha com o foco inconsciente – sabe aquele passarinho cantando, os ruídos da impressora do escritório, a máquina de café que alguém está usando? Elas trabalham em conjunto, fazendo a gestão dinâmica da atenção, é por isso que às vezes esses ruídos ficam presos em nossa mente2,3.

No caso da música, ela é processada pela rede de atenção inconsciente, substituindo todos esses ruídos, e contribuindo para que possamos focar no que precisamos fazer3.

Música e memorização de informações

A música também auxilia na memorização de novas informações. Certos ritmos e melodias conseguem estimular áreas responsáveis pela memória, e assim, é possível associar essas músicas com a informação que está sendo aprendida, por associação1,3.

Música e o controle do estresse

Quando estamos sob pressão para entregar resultados, a ansiedade tende a jogar contra. É aí que a música entra em ação como aliada, seja ouvindo uma música relaxante ou sua música favorita, esse ato aumenta a sensação de prazer e reduz a liberação de cortisol, hormônio do estresse. Quando você coloca esses dois fatores sob controle, naturalmente trabalha melhor e executa diferentes atividades com mais qualidade1,3.

Qual o tipo certo de música para melhorar o foco?

Atenção, aqui vem a pegadinha, não é todo tipo de música que funciona para todo mundo. No geral, músicas sem letras são melhores. Entretanto, não precisa ser só música clássica, você pode optar por músicas instrumentais de vários gêneros, até uma música eletrônica suave pode funcionar1,3

Um dos fatores que vai determinar se e qual tipo de música funciona melhor para você é a sua personalidade. Pessoas extrovertidas tendem a trabalhar melhor com música de fundo, enquanto pessoas mais introvertidas podem considerar a música uma distração. Outro fator é o seu estado emocional no momento e como você quer lidar com ele. Você pode optar por algo mais melódico se estiver se sentindo para baixo, ou ainda por estar mais triste você escolhe músicas mais alegres, para combater esse estado emocional negativo4.

O ideal é manter o volume da música mais baixo, senão, ao invés de uma ajuda, corre o risco dela virar uma distração. E também evite músicas desconhecidas, sabe aquela música nova do seu artista favorito? Então, não é hora de colocar ela na playlist1

Em resumo, a música pode contribuir sim. Agora qual gênero, batida, melodia e frequência dependem muito de você. As dicas acima podem servir como guia para você experimentar diferentes opções e ver qual é a melhor para você. Tanto no Spotify, como no YouTube existem playlists criadas especificamente para ajudar a estudar, a focar no trabalho e para aumentar a produtividade. Desde música clássica, versões instrumentais de hits do pop, eletrônico suave, jazz, lo-fi, tudo pensado para criar uma atmosfera mais relaxante para o seu cérebro.

1 – RAYPOLE, Crystal. Music and Studying: It´s Complicated. Healthline, 2023. Disponível em https://www.healthline.com/health/does-music-help-you-study?. Acesso em: 30 jul 2025.

2 – VOSSEL S, GENG JJ, FINK GR. Dorsal and Ventral Attention Systems: Distinct Neural Circuits but Collaborative Roles. The Neuroscientist. 2013;20(2):150-159. doi:10.1177/1073858413494269

3 – DALLEY, Mike. 10 Awesome Benefits of Listening to Music while Studying. Career Addict, 2022. Disponível em https://www.careeraddict.com/study-music-benefits. Acesso em: 30 jul 2025.

4 – CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas. Can Music Make You More Productive? Harvard Business Review, 2022. Disponível em https://hbr.org/2022/09/can-music-make-you-more-productive. Acesso em: 31 jul 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *