O que é ser produtivo de verdade?

Você sabia que ser produtivo não significa ser o que trabalha mais, faz várias tarefas ao mesmo tempo e, em decorrência disso, vive sobrecarregado? Ser produtivo é bem diferente de estar ocupado.

A produtividade tem mais a ver com uma produção objetiva, equilibrada e com qualidade. De que adianta você começar mil projetos e não terminar nenhum? Isso é contraprodutivo.

Uma produtividade saudável é resultado de vários fatores: uma boa gestão de tempo, motivação interior e exterior, ambiente, personalidade, talento e treinamento. Além disso, bons hábitos também contribuem, como uma boa rotina de sono, alimentação saudável e prática de atividades físicas1.

Apesar de a produtividade ser algo alcançável, não existe uma regra, uma fórmula mágica que sirva para todas as pessoas, até porque, como citado acima, a produtividade é influenciada pela personalidade de cada indivíduo. 

Em geral, pessoas mais organizadas, que estabelecem limites entre trabalho e vida pessoal e que sabem dizer não, são mais produtivas. Por outro lado, pessoas que trabalham demais, os famosos “workaholics”, que nunca param de trabalhar, acabam perdendo a eficiência e a capacidade de concentração ao longo do tempo, e ainda estão mais suscetíveis a desenvolver quadros de ansiedade e depressão1.

Como aumentar a produtividade

1 – Mantenha seu espaço organizado: seja no escritório ou no homeoffice, manter seu espaço de trabalho organizado contribui não só com a produtividade, mas com o bem-estar geral2.

2 – Planejamento: listar todas as suas tarefas em um ordem de prioridade é extremamente útil2,3.

3 – Faça uma coisa de cada vez: começar várias tarefas ao mesmo tempo só vai adicionar mais estresse e ansiedade. Portanto, depois de planejar a prioridade de cada tarefa, execute cada uma do começo ao fim, antes de começar a próxima2.

4 – Gestão de tempo é fundamental: além de programar quanto tempo cada tarefa pode levar, você ainda pode aplicar técnicas de gestão de tempo que vão ajudar na produtividade, como o Método Pomodoro. Nele, você define blocos de tempo de atenção divididos por intervalos. Por exemplo, você trabalha por 25 minutos, então faz um intervalo de cinco minutos para ir ao banheiro, tomar um café, comer algo, antes de focar novamente pelos próximos 25 minutos2,3.

5 – Cuidado com as distrações: várias coisas podem ser distrações, principalmente as notificações do seu celular. Portanto, uma dica valiosa é desativar as notificações desnecessárias tanto no celular, quanto no seu computador2

1 – What Is Productivity? Psychology Today. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/basics/productivity. Acesso em: 30 set 2024.

2 – GUPTA, Sanjana. 8 Ways to Boost Your Productivity. Verywell Minda, 2023. Disponível em https://www.verywellmind.com/ways-to-boost-your-productivity-7480441. Acesso em: 30 set 2024.

3 – Produtividade: tudo que você precisa saber para se tornar mais produtivo. Na Prática, 2022. Disponível em https://www.napratica.org.br/produtividade-como-ser-mais-produtivo/. Acesso em: 30 set 2024.

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