No dia a dia passamos por situações e adversidades que podem mexer com o nosso nível de estresse e despertar reações emocionais. É nesse momento que entra em ação a regulação emocional.
Regulação emocional é o que nos ajuda a controlar nosso estado emocional. Por exemplo, moderar sentimentos de tristeza, de medo, e no lugar, buscar razões para ficarmos calmos ou felizes1.
É a regulação emocional que nos ajuda a compreender a reação emocional sentida, e nos leva a ser mais objetivos diante de uma situação adversa. Ela nos ajuda a resolver problemas de maneira mais racional, evitando que nossas emoções obstruam nosso julgamento2.
Na contramão, não regular suas emoções pode causar reações exacerbadas, que contribuem para o aumento do nível de estresse, bem como causar ansiedade e tristeza. E ainda, se essa ausência da regulação emocional for algo constante, pode gerar distúrbios mentais, alimentares, depressão, entre outros2.
Se você percebe que suas reações emocionais às vezes saem do controle, saiba que é possível aprender, ou melhorar, a regulação emocional para que tenha domínio sobre esses sentimentos, e não o contrário.
Como praticar a regulação emocional
1 – Entenda o que está sentindo: quando algo provocar uma reação emocional, pare, respire, avalie e entenda o que você está sentindo no momento. Entenda o que causou esse sentimento3;
2 – Aceite as suas emoções: não julgue os seus sentimentos, o melhor caminho é aceitar o que você está sentindo, e seja compreensivo consigo mesmo para processar essas emoções3;
3 – Reconheça os gatilhos: muitas vezes quando não estamos confortáveis com o que estamos sentindo é porque não sabemos reconhecer o que causou aquilo. Por exemplo: quando a ansiedade aparece, tente entender o gatilho que despertou esse sentimento. Em um momento como esse, redirecionar sua atenção, ou até dar um intervalo no que está fazendo pode ser de grande valia3;
4 – Mude seus sentimentos: a vida diária é sempre corrida, temos tanto a fazer que processar seu sentimento pode não caber na agenda naquele momento. Então, você pode anotar em algum lugar, para não perder aquela percepção e depois voltar a refletir sobre ela. Ou ainda, você pode transformar os pensamentos negativos em positivos3;
5 – Faça uma atividade física: fazer uma caminhada, jogar futebol ou até a musculação são exemplos de atividades que tiram a concentração do que está acontecendo na sua mente para o seu corpo. Assim, você consegue reduzir o estresse e ansiedade3.
Em certos momentos, nossas emoções podem parecer gigantes a serem derrotados, mas se você praticar a regulação emocional constantemente, lidar com elas será mais fácil, e menos prejudicial para a saúde mental e física.
1 – Emotion Regulation. Psychology Today. Disponível em https://www.psychologytoday.com/intl/basics/emotion-regulation. Acesso em: 10 fev 2025.
2 – Regulação emocional: entenda como esse conceito funciona e qual é o papel da psicoterapia. Cognitivo Blog, 2021. Disponível em https://blog.cognitivo.com/regulacao-emocional/. Acesso em: 10 fev 2025.
3 – Emotion Regulation. New York University. Disponível em https://www.nyu.edu/students/health-and-wellness/services/healthy-living/hello_hpo/pha-pop-up–emotion-regulation.html. Acesso em: 10 fev 2025.