Inteligência emocional nas relações de trabalho: Uma habilidade para o agora e o futuro

Em uma série de quatro textos, nós abordamos aqui no Blog da Umajuda os quatro pilares da Inteligência Emocional e a aplicação de cada um deles no dia a dia. E com certeza um dos ambientes que mais requer nossa atenção com a IE é no trabalho. 

Pode parecer que não, mas aplicar a IE pode mudar a sua relação com os seus colegas, ajudar a lidar com a pressão, com as mudanças. E ainda impactar a produtividade, o clima organizacional e até a sua saúde mental.

Um dos pontos que mais gera problemas no ambiente de trabalho é a falta ou a má comunicação entre departamentos e entre pessoas. Mas, com Inteligência Emocional, você pode compreender as emoções do outro, para assim tornar a comunicação mais eficaz e assertiva. E, de quebra, gerar mais confiança, o que vai impactar positivamente o relacionamento com os colegas1.

Imagine agora que você trabalha de maneira remota e toda a comunicação é feita virtualmente. Só o fato de não estar “cara a cara” pode levar a mal-entendidos. Então a IE se torna ainda mais imprescindível para criar conexões e evitar situações chatas. As habilidades emocionais quando combinadas às habilidades técnicas, como autogestão e empatia, são diferenciais competitivos, e ajudam muito com a produtividade. 

E por falar em produtividade, a Inteligência Artificial e automação se tornam cada dia mais comuns, no entanto, é preciso ressaltar que as habilidades humanas, principalmente as emocionais, ganham ainda mais importância nesse cenário.

Outro ponto que torna a Inteligência Emocional uma habilidade fundamental é que, dentro do ambiente de trabalho, as equipes são multiculturais e diversas, assim a empatia e as habilidades sociais são fundamentais para a inclusão e a criação de um ambiente positivo1,2.

Do ponto de vista do empregador, um ambiente positivo e boas relações entre os membros contribuem ainda para que a resolução de conflitos seja mais eficaz. Bem como, trabalhadores mais equilibrados emocionalmente tendem a ficar mais tempo na empresa, desenvolvem uma cultura organizacional mais inclusiva, fortalecendo os valores da empresa e o senso de satisfação2.

1 – Qual a importância e como desenvolver inteligência emocional no trabalho? Associação Brasileira de Qualidade de Vida, 2024. Disponível em https://abqv.org.br/inteligencia-emocional/. Acesso em: 20 mai 2025.

2 – BUAINAIN, Amanda. Inteligência emocional no trabalho: o que é e a importância para a equipe. Gupy, 2021. Disponível em https://www.gupy.io/blog/inteligencia-emocional-no-trabalho. Acesso em: 20 mai 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *