Insights sobre a jornada do Autoconhecimento

O autoconhecimento é um tema amplamente discutido nos últimos anos. Se conhecer, se entender e saber como certas circunstâncias afetam o seu humor e o seu comportamento, são pilares importantes na busca pelo desenvolvimento pessoal.

Conhecimento de si

Através do conhecer a si mesmo, um indivíduo consegue criar uma imagem de si, e também estabelecer seus valores e princípios. A partir disso, é possível avaliar se determinadas situações e oportunidades correspondem com esses valores1

Além disso, o autoconhecimento também promove desenvolvimento nas demais áreas da vida, e nos leva à felicidade e ao sucesso.

Como promover o autoconhecimento

A jornada de autoconhecimento pode ser feita sozinho, ou com auxílio de profissionais, vai depender de como você acreditar que vai se sair melhor, e se sentir confortável. 

Se você preferir “aprender sozinho”, existem livros que podem te guiar, entre eles: O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, e Por que fazemos o que fazemos, do brasileiro Mário Sérgio Cortella2.

Outra maneira de se conhecer é refletir sobre a sua história e como ela influenciou as decisões que você tomou. Conectar o seu passado com o seu presente, permite que você entenda melhor seus hábitos, preferências e interesses. Pode permitir também que você tenha mais claro o seu futuro, objetivos e como atingir o sucesso que você deseja3.

Experimentar coisas novas também pode te ajudar nessa caminhada. Novas experiências te permitem avaliar seus sentimentos e reações. Pode ser um novo tipo de atividade física, ou um hobby, ou então aprender aquela receita nova que você salvou no celular. Mas lembre-se de que erros acontecem, e por isso é preciso experimentar mais de uma vez3.

Conversar com amigos, familiares e pessoas que você julga próximas também pode fornecer conhecimento importante sobre suas ações, valores e comportamentos. Além de aprender sobre si, você também pode trabalhar em melhorar e evoluir3.

Por fim, outra ferramenta para o autoconhecimento é refletir sobre seus pensamentos e sentimentos. Você pode fazer isso como achar melhor, mas uma dica é escrever seus pensamentos e sentimentos em um caderno, um diário, o que você preferir. Assim, será possível entender como reage, e a partir daí também será possível gerenciar comportamentos e respostas emocionais3.

1 – HUBACK, Rodrigo. A jornada do autoconhecimento. AliviaMente, 2021. Disponível em https://www.aliviamente.com.br/blog/a-jornada-do-autoconhecimento.html. Acesso em: 1 ago 2024.

2 – SILVA, Amanda. Guia sobre autoconhecimento: importância, como exercitar e cursos para começar. Sólides, 2024. Disponível em https://blog.solides.com.br/autoconhecimento/. Acesso em: 1 ago 2024.

3 – “Conhece-te a ti mesmo”: como praticar o autoconhecimento no dia a dia. PUC Rio Grande do Sul, 2024. Disponível em https://portal.pucrs.br/blog/como-praticar-o-autoconhecimento/. Acesso em: 1 ago 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *