Quando decidimos mudar algo em nosso dia a dia, estamos sempre estabelecendo e tentando cumprir diferentes metas. Mas, parece que nem sempre conseguimos de fato chegar lá, seja pela ausência de planejamento, disciplina ou mesmo motivação.
É aí que entra a neurociência, porque compreender como o cérebro funciona na hora de planejar e também manter a disciplina e a motivação pode ser a chave para o sucesso.
O sistema de recompensas
Você talvez já tenha ouvido falar sobre o sistema de recompensas do cérebro. Ele é parte fundamental da nossa habilidade de persistir na busca por completar metas. Um dos protagonistas desse sistema é o neurotransmissor chamado dopamina, responsável por gerar sensação de excitação e prazer. E que também tem papel importante na motivação1,2.
Imagine que você estabeleceu uma meta de fazer atividade física três vezes por semana, e inicialmente a meta foi estabelecida tendo como recompensa a perda de peso. Mas, ao longo das semanas você começa a sentir prazer quando termina a sua atividade física, percebe o bem-estar que movimentar o corpo traz, e isso ativa o sistema de recompensa a longo prazo. Essa transição de uma motivação externa para uma motivação interna, contribui para você manter sua atividade física como hábito.
Além disso, essa transição é importante para você criar uma crença de que você é capaz. Ainda nesse sentido, quando você estabelece propósitos com maior apelo pessoal, mais chances você tem de alcançá-las3.
Mas, de nada adianta motivação sem planejamento.
Planejamento é fundamental
Sabe aquela sensação de que um dia organizado e planejado ajuda seu cérebro a “pensar melhor”? Pois é, o planejamento é imprescindível para qualquer objetivo.
Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, da Universidade College London e da Universidade de Cambridge, demonstraram que quando você planeja, o córtex pré-frontal entra em ação junto com o hipocampo. O córtex pré-frontal age como um simulador, criando diferentes cenários e ações, usando um mapa cognitivo que fica no hipocampo4.
Ainda, quando você planeja, você ativa as funções executivas do cérebro. Dessa maneira, você é capaz de criar uma rota a seguir, estabelecendo etapas e metas menores, definindo-as em ordem de prioridade e, assim criando um plano de ação que vai te levar do primeiro passo ao sucesso da meta conquistada5,6.
Você ainda irá desenvolver e ampliar habilidades essenciais para o dia a dia, como a sua capacidade de resolver problemas5. E vale lembrar que se algo não acontecer como você esperava, é sempre possível recalcular a rota.
Acompanhamento e avaliação
Você estabeleceu uma meta, já identificou como manter a motivação, já construiu o caminho a seguir, fez todo o planejamento, agora é preciso acompanhar o seu progresso. Quando você termina uma etapa, o cérebro responde com dopamina, isso garante mais motivação ainda para seguir.
Contudo, imprevistos acontecem e o planejamento pode precisar ser reavaliado e ajustes poderão ser necessários. Isso não deve ser algo ruim, até porque o cérebro é dotado de neuroplasticidade e consegue construir um novo caminho, evitando frustrações. Ao mesmo tempo, ele continua te motivando e você continua acreditando que é capaz.
Por fim, não é tão complexo entender como seu planejamento e a conquista das suas metas passa por compreender um pouco de como seu cérebro funciona e te ajuda nesse processo.
1 – Mecanismos de recompensa: como o cérebro processa nossas conquistas? Instituto de Psiquiatria do Paraná. Disponível em https://institutodepsiquiatriapr.com.br/blog/mecanismos-de-recompensa-como-o-cerebro-processa-nossas-conquistas/. Acesso em: 01 out 2025.
2 – WEINSTEIN, Aviv. Reward, motivation and brain imaging in human healthy participants – narrative review. Journal of Neural Transmission, v. 130, p. 1147–1161, 2023. doi: 10.3389/fnbeh.2023.1123733
3 – NG, Betsy. The neuroscience of growth mindset and intrinsic motivation. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1653, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5836039/. Acesso em: 30 set. 2025.
4 – What’s going on in our brains when we plan?. University of Cambridge, 2020. Disponível em https://www.cam.ac.uk/research/news/whats-going-on-in-our-brains-when-we-plan. Acesso em: 24 set. 2025.
5 – Fazer planos é bom para o cérebro? Supera, 2023. Disponível em https://metodosupera.com.br/fazer-planos-e-bom-para-o-cerebro/. Acesso em: 01 out 2025.
6 – O que é o Planejamento? CogniFit. Disponível em https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/planejamento. Acesso em: 02 out 2025.
