Efeito Priming: como informações influenciam nosso comportamento

Você já reparou como informações que recebemos podem influenciar o nosso comportamento? Por exemplo, se você olhar a palavra professor e depois receber uma lista de palavras, seu cérebro vai reconhecer mais rápido a palavra aluno, do que a palavra cão.

Isso que acontece chamamos de Efeito Priming. 

Quando somos expostos a um estímulo, nosso cérebro é inconscientemente influenciado a determinada resposta1. Outro exemplo simples, quando você está tentando lembrar a letra de uma música, mas ela é confusa, seu cérebro vai preencher a lacuna da melhor maneira possível, e é por isso que às vezes usamos a palavra errada na letra de uma música2.

O Priming é muito percebido em situações do nosso cotidiano, em que imagens ou palavras são repetidas com mais frequência1. Essa pré-ativação do cérebro influencia nossos hábitos e comportamentos, por isso é muito abordado dentro da publicidade, porque auxilia esses profissionais em como eles podem vincular um consumidor com a sua marca ou produto2.

O Efeito Priming pode ser direto, indireto, contextual ou social. No direto você é diretamente apresentado àquele objeto, enquanto no indireto você é apresentado a uma situação na qual aquele objeto possa ser útil1.

O Priming contextual está ligado à uma situação que automaticamente leva à conexão com o objeto. Por último, o social acontece quando os gatilhos são gerados por representações sociais. Por exemplo, quando o símbolo (seja figura ou número) de determinado partido político remete a uma figura política ou representação política. Nessas situações fica difícil prever qual será o estímulo gerado, porque o contexto da pessoa pode gerar uma resposta negativa ou positiva1

O Priming também é muito usado no mundo financeiro, para prever o comportamento de um investidor perante diferentes cenários do mercado financeiro3.

Saber o que é e como o Priming funciona é muito útil para evitar vieses cognitivos  – atalhos mentais usados pelo cérebro na tomada de decisão -, e ainda aprender a pensar de maneira mais positiva, influenciando nossas emoções e comportamentos a também serem mais positivos2.

1 – Efeito Priming. Mais Retorno, 2021. Disponível em https://maisretorno.com/portal/termos/e/efeito-priming. Acesso em: 10 set 2024.

2 – Pilat D., & Sekoul D. Priming. The Decision Lab, 2021. Disponível em https://thedecisionlab.com/biases/priming. Acesso em: 10 set 2024.

3 – BANUTH, Raquel. Como nossas decisões financeiras podem ser impactadas pelo efeito priming. Portal do investidor Gov BR, 2020. Disponível em https://www.gov.br/investidor/pt-br/penso-logo-invisto/como-nossas-decisoes-financeiras-podem-ser-impactadas-pelo-efeito-priming. Acesso em: 11 set 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *