Educação como propulsão para o futuro

Não é de hoje que a educação é descrita como importante para a construção no futuro. Mas, se ela é esse motor propulsor, é preciso que desde pequenos todos tenham acesso a educação de qualidade, para construir um futuro diferente e permitir que jovens talentosos possam desenvolver todo seu potencial.

Cenário atual

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, apontou que 5,6% das pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas no Brasil, o que representa 9,6 milhões de brasileiros nessa faixa etária, que não sabem ler e escrever1

Quando o assunto é educação infantil, houve uma queda de 0,6% no número de crianças entre 4 e 5 anos de idade matriculadas na escola – passando de 92,7% em 2019 para 91,5% em 2022. Já entre 6 e 14 anos, a porcentagem subiu levemente de 99,2% para 99,4%.

Já quando olhamos para a população com mais de 25 anos, apenas 53,2% concluiu o ensino médio e menos de 19,2% têm ensino superior completo. Apenas em 2022, aproximadamente 270 mil universitários suspenderam a graduação por tempo indeterminado. O principal motivo: falta de recursos.

E quando falamos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, apenas 43.633 delas estão inseridas no Ensino Superior brasileiro. Esse número representa somente 0,5% do total de alunos do país, de acordo com o IBGE.

Pilar de Educação da Umajuda

Em um país como o nosso, cheio de desigualdades sociais, barreiras econômicas e até geográficas, promover educação de qualidade desde a infância é fundamental para que o amanhã dessas crianças e do próprio Brasil seja melhor.

Na Umajuda, buscamos pessoas talentosas que precisam romper com essas barreiras e que desejam iniciar ou concluir seus estudos, dando a oportunidade para que desenvolvam seus talentos e potenciais por meio de uma ajuda na educação. E que ao receberem hoje o auxílio e incentivo corretos, poderão se tornar multiplicadores do poder da educação e dessa rede do bem no futuro.

1 – RODRIGUES, Léo. IBGE revela desigualdade no acesso à educação e queda no analfabetismo. Agência Brasil, 2023. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-06/ibge-revela-desigualdade-no-acesso-educacao-e-queda-no-analfabetismo. Acesso em: 28 jun 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *