Educação como pilar fundamental para criação de oportunidades

Você sabia que as barreiras na educação fazem com que, todos os anos, milhares de crianças e adolescentes com grande potencial abandonem os estudos? Em 2022, cerca de 244 mil crianças de 6 a 14 anos estavam fora da escola, e aproximadamente 270 mil universitários suspenderam a graduação por tempo indeterminado. O principal motivo: falta de recursos.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, apontou que 5,6% das pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas no Brasil, o que representa 9,6 milhões de brasileiros nessa faixa etária, que não sabem ler e escrever1

Quando olhamos para a  população com mais de 25 anos, apenas 53,2% deles concluiu o ensino médio e menos de 19,2% dos brasileiros nessa faixa etária têm ensino superior completo1.

Diante deste cenário, e levando em conta as desigualdades sociais, barreiras econômicas e até geográficas, queremos ser agentes dessa mudança, construindo um mundo onde o acesso à educação e à informação transforma vidas. Acreditamos também que o acesso a conteúdos de autoconhecimento e desenvolvimento são poderosos vetores de transformação na vida das pessoas, capazes de impulsionar mudanças significativas. 

Além disso, por meio de apoio a projetos individuais de educação e do acesso à informação de qualidade, é possível gerar oportunidades para que mais indivíduos desenvolvam seu potencial, evoluam emocionalmente e intelectualmente, e alcancem uma vida mais plena e equilibrada. 

Assim, o propósito da UMAJUDA é inspirar, motivar e incentivar cada pessoa a ir além, buscando mais conhecimento que contribua para seu bem-estar e realização pessoal.

1 – RODRIGUES, Léo. IBGE revela desigualdade no acesso à educação e queda no analfabetismo. Agência Brasil, 2023. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-06/ibge-revela-desigualdade-no-acesso-educacao-e-queda-no-analfabetismo. Acesso em: 28 jun 2024.

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