Confiar em si mesmo pode ser mais difícil do que parece. Muitas vezes, temos confiança em nossas habilidades em um área na qual temos mais conhecimento, mas não em outras. Apesar de ser comum, desenvolver e manter a autoconfiança pode contribuir com a sua saúde mental1.
Ser mais confiante começa com se conhecer melhor. O autoconhecimento nos permite realmente construir uma imagem de si, e saber como você reage em situações diversas, conhecer seus limites e habilidades2. Para a partir daí, construir a confiança em si e conquistar felicidade e sucesso pessoal e profissional.
Se você não sabe por onde começar, separamos dicas para você construir sua autoconfiança:
1 – Não se compare: você já se pegou pensando que “a grama do vizinho é mais verde”? A comparação parece quase impossível desde o surgimento das redes sociais. Mesmo que um certo nível de comparação seja normal, ela não contribui em nada com a sua confiança1. E é também um dos primeiros sinais de autossabotagem.
Então, quando você perceber que a comparação está passando do limite, lembre-se das suas conquistas e dos seus pontos fortes.
2 – Perfeição não existe: muitas vezes buscamos um perfeccionismo que não existe, e ele deixa de ser algo motivador, para se tornar algo que desestabiliza nossa confiança e gera ainda mais ansiedade. A comparação é outro fator que pode contribuir com essa busca interminável por ser perfeito, então é preciso ficar alerta.
Todos nós temos defeitos, todos erramos e todos estamos na busca de dar o melhor de nós3.
3 – Seja mais gentil consigo: a falta de autoempatia nos leva a ser mais críticos e duros conosco do que seríamos com um amigo ou até um colega de trabalho. Além disso, é um reflexo que talvez não saibamos identificar e lidar com as nossas emoções, ou seja, nosso repertório emocional ainda precisa ser trabalhado.
É preciso entender que está tudo bem errar ou falhar, o importante é não desistir e não ser tão duro consigo mesmo1. Palavras negativas para si mesmo impactam negativamente a sua confiança e a sua saúde mental.
4 – Seja mais positivo: como explicamos acima, palavras negativas acabam criando uma imagem mental de que não somos capazes, que não temos as habilidades necessárias ou o conhecimento suficiente. Para combater isso é preciso fortalecer o diálogo interno positivo. É sobre literalmente combater palavras negativas com afirmações positivas.
Combata o “isso é impossível” com “eu só preciso tentar”. Contra o “eu não vou conseguir” use o “eu sou capaz”1,3.
5 – Faça o que você é bom em fazer: não tem nada que possa construir sua confiança do que fazer tarefas e atividades nas quais você sabe que é bom, que sabe que é capaz. Então, por exemplo, quando você tiver uma lista de tarefas a cumprir no dia, comece construindo sua confiança, fazendo aquelas em que você confia completamente na sua capacidade. Assim, você vai fortalecer a si mesmo para as outras atividades.
Praticar um esporte no qual você acredita nas suas habilidades também ajuda a fortalecer sua confiança em si mesmo.
1 – MORIN, Amy. How to be more confident: 9 tips that work. Verywell Mind, 2024. Disponível em https://www.verywellmind.com/how-to-boost-your-self-confidence-4163098. Acesso em: 06 dez 2024.
2 – ARAÚJO, Adriana. Como ser mais confiante: 8 dicas para reforçar a autoestima. Minha Vida, 2022. Disponível em https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22027. Acesso em: 6 dez 2024.
3 – MARZOLA, Veluma. Falta de confiança: 6 passos para ser mais confiante. Psicólogo, 2021. Disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/falta-de-confianca-6-passos-para-ser-mais-confiante/. Acesso em: 09 dez 2024.