Como gerir seu tempo para melhorar a produtividade

Um dos maiores desafios dos tempos modernos é conseguir conciliar a rotina diária com o relógio. Cada vez mais fazer uma boa gestão do tempo prova ser a melhor dica para manter a produtividade e o bom desempenho.

Pensando nisso, trouxemos uma série de dicas práticas que podem te ajudar a superar esse desafio

O primeiro passo é fazer um planejamento: liste tudo aquilo que precisa ser feito no dia, com horários e em ordem de prioridade. Saber o que é mais urgente e o que pode ser feito mais tarde é útil na hora de montar um plano de ação. Você também pode montar uma lista semanal e mensal e aplicar a mesma regra de prioridades(1,2). Organizar uma rotina pode ser o diferencial, até na hora de estudar.

A partir do planejamento, defina metas e objetivos(1,2): quando você conclui uma meta é motivador para seguir trabalhando e ver o final da sua lista. Assim, defina um prazo para si mesmo, isso contribui também para avaliar o andamento do seu dia, ou até de um projeto.

Contudo, para concluir suas metas é preciso eliminar as distrações(2): as redes sociais são um dos grandes vilões da produtividade. Então desligue as notificações e se puder, coloque o celular em um local afastado, assim você fica menos tentado a pegar o aparelho. Você pode ainda definir um período de descanso no qual poderá checar as redes sociais, por exemplo.

Ainda nesse sentido, você pode adotar uma metodologia de gestão(1,2): por exemplo, o Método Pomodoro. Ele consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 a 50 minutos e fazer pequenos intervalos de cinco a dez minutos entre eles. No intervalo você pode ir ao banheiro, tomar um café, dar uma volta, checar seu celular. Dividir o seu tempo em blocos contribui também para diminuir a ansiedade e aumentar seu foco.

Outra forma de gerenciar seu tempo é delegar tarefas(1): principalmente no ambiente de trabalho, quando se trabalha em equipe, existem sempre aquelas tarefas que você pode passar para outra pessoa e isso vai contribuir com o seu progresso ao longo do dia.

Além de tudo, é importante estabelecer prazos realistas: muitas vezes achamos que podemos fazer algo mais rápido do que realmente deveríamos. E prazos irrealistas acabam gerando mais ansiedade e até nervosismo, que acabam roubando a sua concentração(1).

Por fim, dizer não faz parte da gestão de tempo. Se uma nova demanda surgir e não for possível realizá-la, não deixe que a pressão de terceiros te influencie a dizer sim. É claro que é preciso saber explicar e pontuar porque não será possível cumprir tal tarefa no prazo determinado(1).

1. NAVARRO, Michelle. Gestão de tempo: 13 dicas para você aplicar no dia a dia. HubSpot, 2023. Disponível em https://br.hubspot.com/blog/service/gestao-de-tempo-e-produtividade. Acesso em: 13 mai 2024.

2. Guia prático: 8 dicas de gestão do tempo para adotar no seu dia a dia. Sebrae, 2023. Disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/guia-pratico-8-dicas-de-gestao-do-tempo-para-adotar-no-seu-dia-a-dia,f7b57616ac24a810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em 13 mai 2024.

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