Aqui no Blog da UMAJUDA já contamos o que é a Regulação Emocional e como você pode praticá-la no dia a dia para regular suas emoções e as reações causadas por elas nas diversas situações que somos expostos ao longo do dia.
As emoções modulam o nosso comportamento, moldando nossas reações,decisões e até as relações com as pessoas que nos cercam. Portanto, saber como regulá-las se torna fundamental.
Através da regulação emocional, é possível identificar e aceitar uma emoção, reconhecer o que a causou e então gerenciar as suas emoções. E isso é de extrema importância para que você possa tomar decisões de maneira mais racional na jornada para conquistar os seus objetivos1.
Regular as emoções contribui grandemente com o gerenciamento dos seus níveis de estresse, no controle da ansiedade, contribui para que você se torne mais resiliente, além de ajudar você a melhorar seus relacionamentos, e assim, contribui com o seu bem-estar de maneira geral1.
Pessoas que conseguem manter o estresse e a ansiedade sob controle, são mais focadas, têm menos dificuldade em tomar decisões, sendo então mais produtivas2. Imagine que você está se preparando para o vestibular, um período da vida que por si só já induz altos níveis de estresse.Se você conseguir regular as suas emoções, somado a um bom planejamento estratégico, suas sessões de estudos vão render muito mais.
Agora pense naquela situação chata que você viveu com um amigo, porque suas emoções tiraram o melhor de você, e ainda por cima isso causou certa ansiedade. Quando você está em contato com as suas emoções, e compreende o que cada uma delas significa, você consegue comunicar melhor o que está sentindo e a partir dessa comunicação, constroi uma relação mais sólida e mais profunda3.
Ou então, você está vivendo um desafio no trabalho, quem sabe a busca por uma tão sonhada promoção, mas para isso é preciso mostrar produtividade. E é nesses momentos que nossas emoções podem se tornar gigantes a serem derrotados. Só que quando você tem a habilidade de regular suas emoções, os gigantes diminuem, e você consegue executar seu plano, manter a produtividade e conquistar as suas metas. E isso com certeza vai transformar o seu dia.
Se conhecer é o primeiro passo, depois você vai conhecer melhor suas emoções, e então aprender a administrá-las para que elas não dominem você, e nem o seu dia.
1 – PIMENTA, Valéria. A importância da regulação emocional. RH Pra você, 2023. Disponível em https://rhpravoce.com.br/colab/a-importancia-da-regulacao-emocional. Acesso em: 13 mai 2025.
2 – Carreira: a importância de saber lidar com as emoções. Cia de Talentos, 2023. Disponível em https://www.ciadetalentos.com.br/blog/carreira-a-importancia-de-saber-lidar-com-as-emocoes/. Acesso em: 13 mai 2025.
3 – ALMEIDA, Clementina. A importância da regulação emocional: como gerir as emoções. Público, 2023. Disponível em https://www.publico.pt/2023/11/27/impar/opiniao/importancia-regulacao-emocional-gerir-emocoes-2069276. Acesso em: 13 mai 2025.