A importância da comunicação assertiva

Quando falamos sobre a comunicação interpessoal, existem três tipos principais: passiva, agressiva e assertiva. As pessoas, de modo geral, se encaixam em alguns desses espectros. 

A comunicação passiva é aquela na qual a pessoa geralmente fala baixo, não expressa suas opiniões e sentimentos, e, no geral, são pessoas que evitam todo e qualquer conflito. Elas têm dificuldade de expor necessidades, impor limites, comunicar ideias. Ao mesmo tempo, são pessoas pacientes, tolerantes, empáticas e bons ouvintes1.

Já a comunicação agressiva é caracterizada por pessoas que falam alto, que expressam suas opiniões, muitas vezes usam sarcasmo e hostilidade, e ainda podem se comportar de maneira mais hostil, até agressiva. Um comunicador agressivo pode ter problemas em suas relações pessoais e profissionais, ser mal interpretado, entre outros problemas. Contudo, essas pessoas tendem a ser mais decididas, mais focadas em seus objetivos e são melhores na resolução de problemas1.

Porém, nada ao extremo, é vantajoso. Tanto comunicadores passivos, quanto os agressivos podem enfrentar problemas na vida pessoal e profissional. Seja por se imporem demais, ou de menos. Por isso é importante buscar o equilíbrio, ou seja, a comunicação assertiva.

O que é e como desenvolver uma comunicação assertiva?

O aprendizado da comunicação assertiva é uma habilidade comportamental fundamental. Quando usamos uma comunicação assertiva e empática conseguimos transmitir com clareza sobre o que buscamos, sem desrespeitar o próximo e assim criarmos melhores oportunidades2.

O comunicador assertivo é alguém que sabe se expressar sem gerar mal-entendidos, é confiante em si mesmo, até por isso é interpretado como uma pessoa com mais credibilidade. Além de ser empático, paciente, receptivo, autêntico e com uma postura equilibrada1,2.

Para buscar uma comunicação assertiva é preciso conhecer a si mesmo, reconhecer suas respostas emocionais, trabalhar na sua linguagem corporal e praticar a escuta ativa, ou seja, mostrar interesse quando a outra pessoa está falando2

Outro ponto importante na busca por uma comunicação assertiva é prestar atenção para um feedback negativo não seja uma acusação. Saber escolher melhor suas palavras e o tom de voz vão fazer toda a diferença2.

Como dito acima, a comunicação assertiva pode te ajudar a criar melhores oportunidades, seja nas suas relações pessoais ou dentro do âmbito profissional. Ela ajuda a fortalecer a confiança entre as duas partes, já que a troca entre ambos passa a ser mais respeitosa. É uma excelente aliada para reduzir conflitos, quando se fala com mais clareza, melhor é o resultado. E ainda, ajuda no seu desenvolvimento pessoal cada vez que você escolhe melhorar suas habilidades de comunicação e impor seus limites de forma saudável. 

Sabe aquele famoso ditado popular “quem tem boca vai a Roma”?! Pois é, se a boca comunicar de maneira equilibrada, respeitosa e clara, ela com certeza vai chegar mais longe!

1 – Comunicação passiva e agressiva, qual é a sua? Aqui Tem Comunicação, 2023. Disponível em https://aquitemcomunicacao.com/blog/comunicacao-passiva-e-comunicacao-agressiva/. Acesso em: 13 mar 2025.

2 – A importância da comunicação assertiva para conflitos saudáveis. Geekhunter, 2024. Disponível em https://rhtech.geekhunter.com.br/comunicacao-assertiva-o-segredo-para-conflitos-saudaveis/. Acesso em: 13 mar 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *