A importância da autonomia no desenvolvimento de pessoas com deficiência

Atualmente, no Brasil, 18,6 milhões de pessoas com 2 anos ou mais1 têm algum tipo de deficiência. Isso significa 8,9% da população nacional nessa faixa etária1. Entre as principais dificuldades enfrentadas por essa parcela da população está a falta de autonomia, que impede a realização de tarefas simples, limita o acesso ao estudo e também ao mercado de trabalho, que por consequência, limita o acesso a uma renda mensal.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, 19,5% das pessoas com deficiências são analfabetas, ou seja, uma a cada quatro delas não concluiu o ensino básico.

Falando em mercado de trabalho, enquanto 5,1 milhões de pessoas com deficiência estão trabalhando, 12 milhões não estão. Mesmo para aqueles que conseguiram concluir a educação de nível superior, ainda existem muitas barreiras até conquistar uma vaga de emprego.

O que é autonomia?

A autonomia é a capacidade de se e fazer aquilo que deseja, com liberdade de viver de acordo com as suas vontades2. Ela permite que você tome suas próprias decisões e faz bem para a saúde mental e o bem-estar em geral. Quando uma pessoa tem autonomia sobre as suas escolhas, ela ganha mais confiança nas relações com os outros, fortalece o seu senso de ter um propósito e a sua autoconfiança.

Assim, com tantas limitações impostas pelas deficiências, promover a autonomia significa eliminar diferentes obstáculos e garantir ferramentas de acesso de desenvolvimento3, que vão desde promover a acessibilidade física aos diversos ambientes e meios de transporte,  acesso a equipamentos, até a inclusão escolar, porque a educação é uma ferramenta muito importante para um futuro melhor.

A inclusão social, seja por meio de políticas públicas e empresariais ou pelo acesso a recursos que ajudem a eliminar as diferentes barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, é o que garante as ferramentas e oportunidades necessárias para o desenvolvimento. 

Diante desse cenário, a UMAJUDA escolheu a saúde como um dos pilares de atuação, para que através da doação mais pessoas tenham oportunidades para superar barreiras, evoluir, desenvolver seus talentos e realizar seus sonhos.

Dentro do pilar da saúde, direcionamos recursos para superar barreiras físicas, sobretudo, com impacto direto em suas estruturas motoras, auditivas ou visuais. Acesse e saiba mais!

1. GOMES, Irene. Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Agência IBGE, 2023. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda. Acesso em: 03 jun 2024.

2. COSENZA, Bruna. Entenda a importância da autonomia + 6 dicas para desenvolvê-la. Vittude, 2024. Disponível em https://www.vittude.com/blog/autonomia/. Acesso em: 03 jun 2024.

3. Pessoas com deficiência: a importância da autonomia. Medicare, 2022. Disponível em https://www.medicare.pt/mais-saude/prevencao/autonomia-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 03 jun 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *