Você já tentou aprender uma nova habilidade, por exemplo, tocar violão? Mas logo de cara acabou desistindo, porque achava que não tinha talento? E se a gente te contasse que, na verdade, desenvolver uma nova habilidade não depende só de ter talento? Mas sim da repetição e do esforço consciente para superar limites que você talvez tenha imposto a si mesmo.
A repetição é a chave do sucesso
No caso do exemplo do violão, se você for praticar apenas por hobby, ainda precisará investir cerca de 20 horas para aprender1. Ou seja, a repetição é mesmo a “alma do negócio”. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo. E mesmo pessoas com uma certa propensão a se sair melhor em uma atividade específica, precisam repetir, repetir e repetir.
Mas, por que? Quando você repete um certo movimento, ou até uma sequência, o seu cérebro cria novas ou fortalece vias neurais existentes através da neuroplasticidade. Neuroplasticidade nada mais é do que a capacidade do sistema nervoso de se reorganizar mediante estímulos. E quanto mais você repete, mais você fortalece essas conexões. Com o tempo elas se tornam cada vez mais eficientes, e você fica cada vez mais eficiente nessa habilidade2.
A repetição ainda leva à formação da memória processual, onde seu cérebro armazena todas aquelas habilidades que você faz sem perceber, ou seja, no automático. Então, quando você está aprendendo a tocar violão, você constantemente repete os acordes, seu cérebro fortalece essa via neural, até que eles se tornam uma memória enraizada. Em determinado momento, você não precisará mais pensar na hora de tocar os acordes de uma música, seu cérebro já conhece o caminho e os sinais que precisa enviar para o corpo realizar os movimentos3.
O papel do esforço consciente
Entretanto, de nada vale praticar a repetição, se você estiver distraído. É preciso estar focado, ativamente atento, ou seja, a repetição precisa ser um esforço consciente, ou você vai nadar e morrer na praia.
Voltando no exemplo de aprender a tocar violão, vamos supor que você tem o instrumento, mas não tem condições de pagar por aulas. Então você decide aprender a partir de vídeos em plataformas como o YouTube. Você está fazendo um esforço consciente contra as circunstâncias que poderiam limitar seus sonhos.
O esforço consciente não é apenas sobre aquilo que está no seu controle – a via interna -, mas também é sobre romper com as circunstâncias – via externa – e buscar um equilíbrio4.
Aprender uma nova habilidade te força a sair da zona de conforto, e isso é algo que a nossa mente tende a lutar contra5.
Tocar violão poderia permanecer apenas como um sonho, um desejo nunca alcançado, ou pode ser o que te move para fora da zona de conforto, exige um esforço consciente, e repetição para virar uma realidade, e não uma frustração.
Claro que o exemplo do violão é apenas para ilustrar. Em todo processo desenvolvimento de habilidades, a repetição e o esforço consciente são fatores indispensáveis.
1- MILLER, K. Jeffrey. How long does it take to learn a skill? Columbia Daily Tribune, 2020. Disponível em https://www.columbiatribune.com/story/opinion/columns/2020/08/06/how-long-does-it-take-to-learn-skill/113809208/. Acesso em: 15 jul 2025.
2 – ESTANISLAU, Julia. Cérebro tem capacidade de se reconfigurar e ser treinado para melhores resultados. Jornal da USP, 2023. Disponível em https://jornal.usp.br/radio-usp/cerebro-tem-capacidade-de-se-reconfigurar-e-ser-treinado-para-melhores-resultados/. Acesso em: 15 jul 2025.
3 – Procedural Memory. The Decision Lab. Disponível em https://thedecisionlab.com/reference-guide/psychology/procedural-memory. Acesso em: 15 jul 2025.
4 – Cosme, E. Teoria do Esforço Consciente (Eduard Lindeman). Andragogia Brasil, 2022. Disponível em https://www.andragogiabrasil.com.br/teoria-do-esforco-consciente. Acesso em: 15 jul 2025.
5 – MARCOLINO, Thaís. É preciso esforço consciente, explica psicóloga. Jornal Cruzeiro, 2025. Disponível em https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2025/03/745307-e-preciso-esforco-consciente-explica-psicologa.html. Acesso em: 15 jul 2025.
