Higiene digital: como ela pode te ajudar a recuperar o foco, a calma e a leveza no seu dia a dia!

Você já se sentiu sufocado pela quantidade de informações recebidas em um mesmo dia? Diariamente, somos bombardeados por informações, porque vivemos em um caos moderno: a criação dos smartphones, o advento das inúmeras redes sociais e a expansão quase diária das tecnologias. Ao mesmo tempo, ainda temos que dar conta das nossas tarefas, evitando essas distrações que tanto afetam a produtividade.

Diante dessa situação, uma das estratégias para recuperar o foco, calma e o controle sobre a atenção e o tempo é a Higiene Digital. Aqui é preciso entender que a atenção é fundamental para muitas outras funções do cérebro. Contudo, é algo frágil, vulnerável aos estímulos do ambiente e que é influenciada pela condição do corpo, como cansaço, ansiedade e outras. 

É fato que hoje nossos celulares há muito tempo deixaram de ser um instrumento apenas de comunicação via mensagem ou ligação. Hoje ele exerce diversas funções ao longo do dia, desde o despertador que nos acorda pela manhã, ajuda no controle das nossas tarefas e compromissos diários e ainda permite relaxar ao final do dia, seja através dos jogos ou de assistir uma série, ou ainda de rolar o feed na sua rede social preferida. 

Mas, enquanto existem sim benefícios, essas tecnologias e plataformas de comunicação podem nos tornar reféns. Por isso, é preciso ser mais intencional e ter consciência da forma em que as usamos. A higiene digital tem como premissa o cuidado com a saúde mental, com a produtividade e também com as relações humanas1.

Você não precisa excluir todas as redes sociais, jogos, plataformas de streaming, mas você pode, sim, fazer um uso mais consciente. Dessa maneira, você pode ajudar a combater o estresse, controlar a ansiedade, reduzir os estímulos que afetam o foco e contribuir para um bem-estar digital1,2.

1 – Desconecte: enquanto no online é possível se conectar com o mundo todo, você também precisa viver o offline. Então, escolha períodos para desativar as notificações e escolha um hobby que não envolva o seu celular2;

2 – Priorize a vida real: já pensou que ao invés de se conectar com um amigo por mensagens quão melhor seria sentar para um café, um happy hour e conversar frente a frente com ele? A conexão humana é muito importante, e precisamos dar mais preferência para as nossas relações interpessoais de maneira presente2;

3 – Estabeleça limites: um passo fundamental para a higiene digital é estabelecer limites para si mesmo. Por exemplo, você pode começar a deixar o celular de lado e focar em atividades como a leitura e a pintura antes de iniciar a sua rotina de sono. Alguns modelos de smartphones tem configurações específicas para esse momento que permitem que você não receba mais notificações a partir de um horário, ou ainda que permite que você gerencie o seu tempo de uso de tela, para não ficar “rolando o feed” sem fim2.

Não é difícil deixar que o caos moderno controle a nossa vida, mas é preciso ter papel ativo para evitá-lo. E você ainda vai fortalecer suas relações, cuidar da sua saúde mental, melhorar o foco e atenção para ser mais produtivo no seu dia a dia.

1- DONASSOLO, Paulo H. Higiene Digital: controlamos ou somos controlados? LinkedIn, 2025. Disponível em https://pt.linkedin.com/pulse/higiene-digital-controlamos-ou-somos-controlados-donassolo-cwaif. Acesso em: 12 mai 2025.

2 – Saúde mental e bem-estar digital: 7 dicas para uma vida conectada e saudável. O Doutor, 2052. Disponível em https://odoutor.com.br/saude-mental-e-bem-estar-digital-3/. Acesso em: 12 mai 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *