Aprendizado: o papel das emoções e do engajamento cognitivo

Muito se fala sobre a importância de criar um ambiente acolhedor para fomentar o aprendizado. Mas você sabia que a razão por trás disso está na conexão entre as emoções e o processo de aprendizagem?

As emoções são responsáveis pela nossa adaptação ao ambiente e modulam o comportamento. Elas também regulam a atenção e fazem parte do processo de formação de memórias1.

O nosso cérebro tem mais facilidade em consolidar memórias que sejam associadas a emoções positivas. Se aplicarmos isso no contexto do aprendizado, fica mais fácil perceber porquê ambientes positivos, acolhedores e que oferecem segurança emocional são tão importantes para que uma pessoa possa aprender, seja na infância, adolescência ou até na fase adulta1

Além disso, quando a estratégia de ensino leva em conta as emoções, o engajamento emocional indica para o cérebro que essas informações devem ser armazenadas a longo prazo. E ainda, o interesse emocional pode influenciar positivamente a motivação para aprender1,2.

O engajamento cognitivo

Outra estratégia que pode te ajudar a melhorar o aprendizado é reforçar o engajamento cognitivo, ou seja, como você engaja o seu cérebro durante o processo1

Existem duas técnicas simples que podem facilitar e melhorar o aprendizado. A primeira delas é a repetição espaçada, que consiste na revisão do conteúdo em intervalos de tempo específicos. De acordo com a neurociência, esse método permite uma melhor retenção das informações. Além disso, a repetição espaçada torna o aprendizado mais eficiente, reduz a taxa de esquecimento e ainda ajuda a economizar tempo de estudo3.

A segunda estratégia é a aprendizagem ativa. Como já diz o nome, esse método determina que a pessoa precisa exercer um papel ativo no seu aprendizado, seja fazendo perguntas em sala de aula, resolvendo problemas ou transformando conceitos em prática. A aprendizagem ativa permite que as informações sejam armazenadas a longo prazo1.

1 – FARIA, Leonardo. 3 técnicas de memorização e aprendizagem baseadas na neurociência. Meu Cérebro, 2025. Disponível em https://meucerebro.com/tecnicas-de-memorizacao-e-aprendizagem/. Acesso em: 28 fev 2025.

2 – Qual a importância de aliar as emoções à aprendizagem? My Life, 2023. Disponível em https://blog.mylifesocioemocional.com.br/emocoes/. Acesso em: 06 mar 2025.

3 – GUIMARÃES, Heloisa. Repetição espaçada: o que é, como funciona e benefícios. Veduca, 2024. Disponível em https://veduca.org/repeticao-espacada-o-que-e-como-funciona-e-beneficios/. Acesso em: 06 mar 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *