Comportamento de grupo e os desafios da autopercepção.

Todos nós, seres humanos, vivemos em grupo, seja ele de duas ou mais pessoas. Ele pode ser um grupo de amizade, pode ser um grupo de interesses, que é composto por pessoas com um interesse comum em determinada atividade, por exemplo aquele grupo do futebol de quinta-feira. Pode ser ainda um grupo formal, como o do trabalho. 

Esses grupos têm uma influência grande na formação de uma pessoa, seja ela positiva ou negativa. Os debates que acontecem dentro deste espaço de convivência, seja sobre uma regra de comportamento ou sobre um reality show, influenciam socialmente cada indivíduo1.

A autopercepção

A autopercepção é, como diz o nome, a capacidade de se perceber, se conhecer, compreender suas emoções, suas atitudes, habilidades e vulnerabilidades. Ela é também fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal, porque é através dela que podemos perceber áreas nas quais podemos melhorar, pontos fortes e decisões2.

Porém, muitas pessoas têm dificuldade em fazer essa análise de si mesmo, seja porque são críticas demais consigo, porque não tem auto empatia, ou até porque não confiam em si mesmas2

Comportamento de grupo e autopercepção

Outro fator que pode interferir na autopercepção é o grupo onde você está inserido, isso porque o comportamento do grupo também influencia como agimos, como pensamos e como interagimos com a sociedade1.

Mas, é preciso ficar atento, muitas vezes o comportamento de grupo pode nos levar a decisões erradas. Por isso, é importante saber quem você é, ou seja, praticar a autopercepção e saber reconhecer o tipo de influência que o grupo exerce sobre você.

Por exemplo, dentro do seu grupo de amizade, digamos que todos gostam de ler e vocês resolveram ler um livro ao mesmo tempo. Quando concluíram, vários dos seus amigos acharam o livro muito bom, apesar das decisões da protagonista terem sido questionáveis e até eticamente erradas. Mas você não achou o livro bom, exatamente por conta da protagonista. Você pode se sentir pressionado a gostar do livro porque todo mundo gostou, mas é importante perceber que o comportamento do grupo não precisa ser o seu, e você pode sim resistir à pressão social de dar cinco estrelas para o livro.

É claro que aqui usamos um exemplo básico, mas existem situações muito mais sérias, nas quais o comportamento de grupo pode criar uma pressão social indesejada. Aqui vale você usar da autopercepção para avaliar se esse comportamento é válido, e usar da sua autonomia para tomar suas próprias decisões1.

1 – SMIRAGLIA, Fabio. Social Psychology: How Groups Influence Individual Behaviour. Vocal Media, 2024. Disponível em: https://vocal.media/humans/social-psychology-how-groups-influence-individual-behavior. Acesso em: 22 jan 2025.

2 – O que é Autopercepção? Programa Habilidades, 2024. Disponível em https://programahabilidades.com.br/glossario/o-que-e-autopercepcao/. Acesso em: 21 jan 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *