Pode parecer cedo para falar sobre vestibular, mas a preparação antecipada é um dos segredos para o sucesso na prova que é uma das maiores preocupações de milhares de jovens brasileiros em 2025. Afinal de contas, passar no vestibular dá início a uma nova fase na vida de qualquer pessoa.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem fazer toda diferença na hora de estudar neste ano.
1 – Faça um teste vocacional: antes de começar a se preparar e montar um cronograma de estudos, é preciso descobrir em qual área e curso você mais se encaixa. E para isso você pode fazer um teste vocacional. Existem vários sites que oferecem o teste de maneira gratuita, como o Educa Mais Brasil, Quero Bolsa, Guia da Carreira, entre outros.
2 – Monte um cronograma de estudos: a vantagem de começar a sua preparação mais cedo no ano é que você pode montar um cronograma de estudos para as diferentes etapas do ano. Por exemplo, neste primeiro semestre você pode montar um plano mais geral e depois, no segundo semestre você pode focar nas disciplinas que possuem mais peso para o curso que você escolheu1.
Aqui também é importante dividir as matérias de maneira equilibrada, não coloque todas as matérias que são mais difíceis para você juntas. Distribua com as que você tem mais facilidade, assim pode estudar de maneira ainda mais eficiente.
3 – Descansos são importantes: uma rotina de estudos precisa contar com intervalos. Passar horas estudando não é a maneira mais eficiente de se preparar, por isso você precisa saber gerenciar seu tempo e incluir minutos de descanso, que servem tanto para o cérebro quanto para o corpo.
Saber gerenciar o tempo pode aliviar o estresse e a ansiedade que são comuns para vestibulandos. Uma das ferramentas que você pode usar nesse momento é o Método Pomodoro, que sugere que você faça suas atividades por períodos de 25 ou 50 minutos, e entre eles descanse por 5 ou 10 minutos, respectivamente. Fica a dica: existem vídeos no YouTube com o Método Pomodoro já com o cronograma pré-estabelecido.
4 – Pratique atividades físicas: pode parecer que não, mas a prática de atividades físicas, seja uma caminhada, musculação, jogar futebol ou aula de dança, contribuem muito para o gerenciamento dos níveis de estresse e ansiedade2.
5 – Não comprometa o seu sono: a qualidade do sono também é fundamental para o bom funcionamento do seu cérebro e do seu corpo. Dormir mal pode provocar alterações no humor, fadiga e a longo prazo, pode gerar doenças físicas e mentais. Portanto, estabeleça uma rotina de sono de qualidade para conseguir estudar bem no dia seguinte.
6 – Tenha um hobby: seja sair com os amigos, assistir uma série ou filme, ler um livro, ou até, montar um quebra-cabeça, ter uma atividade que te traga prazer ajuda a descansar a sua mente3.
1 – DIAZ, Luccas. 7 dicas para estudar para o vestibular gastando (quase) nada. Guia do Estudante, 2024. Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/7-dicas-para-estudar-para-o-vestibular-gastando-quase-nada. Acesso em: 15 jan 2024.
2 – Dicas essenciais de saúde e bem-estar para vestibulandos. Hospital Oswaldo Cruz, 2024. Disponível em https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/releases/dicas-essenciais-de-saude-e-bem-estar-para-vestibulandos/. Acesso em: 16 jan 2024.
3 – 5 dicas para se organizar nos estudos para o vestibular. Virando Bixo, 2024. Disponível em https://www.virandobixo.com.br/conteudo-patrocinado/poliedro/PUBE,0,0,1870653,5-dicas-para-se-organizar-nos-estudos-para-o-vestibular.aspx. Acesso em: 15 jan 2024.