Você é do time que no final de ano define metas para os próximos 365 dias? Se sim, você define só na sua mente, ou você tem o costume de escrever essas metas em algum lugar?
Se você não está cumprindo as suas metas e você também não coloca elas no papel (papel, agenda, notas do celular, tudo é válido), saiba que essa pode ser uma das razões.
As nossas metas representam nossos desejos e vontades, mas se você não definir um plano de ação para conquistá-las, de nada adianta defini-las em primeiro lugar. Toda meta que criamos tem dois aspectos, um cognitivo e um emocional. E o cérebro usa partes diferentes para definir o que é essa meta e o porque queremos alcançá-la1.
Mas, para que o cérebro possa trabalhar esses dois aspectos, comece escrevendo a sua meta. Quando você escreve fica mais fácil lembrar da sua meta. Além disso, seu cérebro também faz a codificação, enviando essa informação para o hipocampo, que vai decidir se essa informação será armazenada na memória de longo prazo, ou se vai ser descartada. Então quando você escreve, tem mais chances de que essa informação seja armazenada pelo cérebro2.
A neurociência ainda aponta que criar uma forte conexão emocional com a sua meta também vai ajudar a conquistá-la. Isso porque, quando seu cérebro faz a análise emocional do seu objetivo, e percebe essa forte conexão, ele trabalha mais focado em desenvolver habilidades e comportamentos para conquistar essa meta1,3.
Por último, você precisa criar um plano de ação para chegar ao que deseja. Defina objetivos menores para cada meta, saiba priorizar esses objetivos e também gerencie seu tempo de maneira mais eficaz. Tudo isso vai contribuir para que alcançar suas metas seja uma jornada menos estressante e com menos ansiedade. Não esqueça também de comemorar cada conquista no caminho, assim você ficará ainda mais motivado para dar os próximos passos.
Contudo, não esqueça que, acima de tudo, é preciso ser feliz. E a felicidade não está nas conquistas, ser feliz é uma decisão que precisa ser tomada diariamente.
1 – Use neuroscience to achieve goals. The Achievement Centre, 2024. Disponível em https://www.tacresults.com/blog/use-neuroscience-to-achieve-goals/. Acesso em: 09 dez 2024.
2 – MURPHY, Mark. Neuroscience explains why you need to write down your goals if you actually want to achieve them. Forbes, 2018. Disponível em https://www.forbes.com/sites/markmurphy/2018/04/15/neuroscience-explains-why-you-need-to-write-down-your-goals-if-you-actually-want-to-achieve-them/. Acesso em: 09 dez 2024.
3 – FEAR, Christopher. The science of setting goals – and how to achieve them. ICS Learn, 2022. Disponível em https://www.icslearn.co.uk/blog/study-advice/the-science-of-setting-goals-and-how-to-achieve-them/. Acesso em: 09 dez 2024.