Você já se pegou em uma situação em que foi muito crítico com você mesmo? E fez julgamentos duros sobre si, como por exemplo, “por que eu achei que seria capaz de fazer isso?”
O Autojulgamento pode acontecer sem que você perceba, muitas vezes é uma reação à uma situação, ações e sentimentos. Porém, ele é também um mecanismo de defesa, pois se você se julgar primeiro, a crítica dos outros não vai te afetar tanto. Usamos frequentemente esse mecanismo por medo de rejeição e do fracasso1.
Mas, é bom ficar alerta, o autojulgamento constante pode gerar sentimentos negativos, levar à ansiedade e depressão1,2. Portanto, as dicas de hoje visam te ajudar a perceber quando essa “voz” muito crítica está te afetando, e como você pode lidar com ela.
1 – Preste atenção no diálogo interno: o primeiro passo é se atentar ao que você está dizendo sobre você mesmo. Essa crítica negativa é verdadeira ou não? Você julgaria alguém próximo dessa mesma maneira? Essa conscientização sobre o diálogo interno é importante3.
2 – Cuidado com a comparação: na era da tecnologia e do domínio das redes sociais não se comparar é algo muito difícil. Mas, é preciso tomar cuidado e lembrar que a sua jornada é apenas sua, e assim como cada indivíduo é único, a jornada de vida também é2,3.
3 – Não estabeleça metas inalcançáveis: todos nós temos metas que queremos alcançar, mas saiba definir objetivos realistas. Parte do autojulgamento vem do sentimento de insuficiência, então por que estabelecer uma meta que vai te levar a sentir que você não é bom o suficiente? Divida sua meta em objetivos menores e comemore cada vitória, pequenos passos te levam a um progresso maior do que você imagina2,3
4 – Saiba pedir ajuda: pedir ajuda aos amigos e pessoas próximas, ou até para um profissional, está longe de ser uma fraqueza. Entenda seus limites, fale sobre os seus sentimentos, e você vai perceber que todos temos limitações 3.
Romper o ciclo do autojulgamento vai te levar à autoaceitação. E saber valorizar o que você tem de bom trará benefícios para o seu bem-estar geral. Então, seja mais gentil com você mesmo.
1 – MAIRANZ, Alyssa. Turning off self judgment. Emy Therapy, 2019. Disponível em https://eymtherapy.com/blog/self-judgment/. Acesso em: 07 out 2024.
2 – RODRIGUES, Paula. Porque é tão difícil se autoaceitar. Psicoterapia e afins. Disponível em https://www.psicoterapiaeafins.com.br/2022/03/22/porque-e-tao-dificil-se-autoaceitar/. Acesso em: 07 out 2024.
3 – JARVIS, Chase. Why Self-Judgment is Hurting You. ChaseJarvis. Disponível em https://chasejarvis.com/blog/why-self-judgment-is-hurting-you/. Acesso em: 07 out 2024.