Procrastinação: o que é e porque fazemos?

Sabe aquele relatório do trabalho que você precisa entregar até o fim da semana, mas acaba adiando até o último dia? Ou então, quando você olha para a louça suja na pia e fica extremamente tentado a assistir mais um episódio da sua série ao invés de lavar a louça? Existem muitas atividades e situações que acabamos adiando, ou melhor, procrastinando.

Sim, procrastinar é esse adiamento que fazemos, seja consciente ou inconscientemente. Quem não prefere ficar no sofá a lavar a louça, não é mesmo. Contudo, fica o alerta, que a procrastinação é uma das maiores rivais da produtividade1.

Embora possa parecer um “fenômeno” do mundo moderno, a procrastinação tem raízes psicológicas, biológicas e sociais e existe há muito tempo. O cérebro humano tende a escolher atividades que tragam prazer instantâneo, ao invés daquelas que exigem um esforço sem uma recompensa imediata1,2.

Adiar uma tarefa simples pode não parecer um grande problema no início. Seja por medo de fazer algo, porque o prazo ainda está longe, por não saber por onde começar ou por não saber  muito bem como gerenciar o seu tempo, é preciso estar atento para que isso não se torne um hábito. Algumas pessoas são procrastinadoras crônicas, e adiam tarefas e situações em todas as áreas da vida. Ainda, são excelentes em arrumar uma desculpa, “ah porque o trânsito”, “não, então, é que funciono melhor sob pressão”2

Contudo, apesar da tentação de deixar a academia para amanhã, você pode sim combater a procrastinação:

1 – Liste suas tarefas e faça a mais difícil primeiro: ao invés de fazer várias coisas antes de fazer aquela uma tarefa que mais te assusta, ou que é um pouco mais complexa, faça ela primeiro. Se não, quando você finalmente chegar nela, já estará cansado2.

Reorganize as atividades da sua semana de forma mais inteligente. Imagina só, ao invés de ter que chegar mais cedo no trabalho na sexta-feira, você pode fazer o relatório na segunda, e só apresentá-lo na sexta. Além de não precisar cansar mais o seu cérebro em um dia que, geralmente, já estamos mais cansados, você ainda vai ter mais tempo de mudar algo que for necessário, e chegar melhor preparado na reunião.

2 – Divida a tarefa em partes menores: de repente você não precisa fazer o relatório todo de uma vez. Você pode dividir ele em partes menores e executar ao longo da semana. Dividir tarefas em porções menores pode te mostrar que ela não era um “bicho de sete cabeças”, e te motivar a completá-la. Além do que, dar o primeiro passo é sempre o mais difícil3.

3 – Aprenda a gerenciar seu tempo: nem tudo precisa virar uma bola de neve e deixar você ainda mais estressado. Organize suas tarefas em ordem de prioridade e de acordo com os prazos de cada uma. Assim, você vai perceber que não era o seu dia que precisava de mais horas, era você que precisava se organizar um pouco melhor. Além disso, fica aquela sensação boa de ter controle sobre tudo aquilo que você precisa fazer. E quem sabe ainda não sobra um tempinho para gastar com você mesmo, inclusive, a sua saúde mental agradece.

4 – Tudo bem deixar algo para depois: o aniversário de 90 anos da sua avó não vai acontecer de novo, então você pode sim adiar algumas tarefas e ir participar da celebração em família na quarta-feira à noite. Estar presente e não adiar momentos de lazer também são importantes para uma vida equilibrada, algumas tarefas podem ficar para amanhã ou depois2.

Por último, para procrastinadores crônicos, as emoções são um grande fator, então os passos acima podem não ser tão fáceis. Vale aqui também o autoconhecimento e a ajuda de um profissional para entender a causa real da procrastinação.

1 – BARBOSA, Suria. Procrastinar: o que é, causas e como parar definitivamente. Na Prática, 2024. Disponível em https://www.napratica.org.br/dicas-como-parar-de-procrastinar/. Acesso em: 05 set 2024.

2 – CARBINATTO, Bruno. Procrastinação: entenda essa inimiga. E livre-se dela. Você S/A, 2023. Disponível em https://vocesa.abril.com.br/desenvolvimento-pessoal/procrastinacao-entenda-essa-inimiga-e-livre-se-dela. Acesso em: 05 set 2024.

3 – “Procrastinação” tem recorde de buscas no Google: veja como lidar com a sua. Forbes, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2023/06/procrastinacao-tem-recorde-de-buscas-no-google-veja-como-combater/#foto7. Acesso em: 05 set 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *