Você está priorizando a sua saúde mental?

Falar sobre a saúde mental pode até ter deixado de ser um tabu, mas para muitas pessoas cuidar da saúde mental ainda significa frequentar o consultório de um psicólogo, terapeuta, ou até, de um psiquiatra. Mas a verdade é que cuidar da saúde mental depende mais de você do que de um especialista.

Existem pequenas mudanças e hábitos que você pode incluir na sua rotina, com o objetivo de priorizar a sua saúde mental. Esses cuidados podem contribuir com sua qualidade de vida, e ajudar a evitar quadros de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão.

1 – Praticar exercícios físicos: a inclusão de uma atividade na sua rotina diária melhora não só com a sua saúde física, mas também tem benefícios importantes para a saúde mental. Isso porque durante o exercício o nosso organismo libera hormônios associados com o prazer e o bem-estar1. Além disso, também incita a liberação dos neurotransmissores serotonina e dopamina, associados à redução de sintomas da depressão e da ansiedade2.E não precisa ser uma atividade longa, uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia já é o suficiente para colocar o corpo em movimento e auxiliar na melhora da saúde mental.

2 – Alimentação saudável: incluir no seu cardápio legumes e vegetais, e também consumir a quantidade adequada de água para se manter hidratado, tem efeitos positivos. Alimentos saudáveis contribuem com as funções cognitivas e com a memória1. Pequenas mudanças, como evitar o excesso de açúcar e preferir alimentos frescos ao invés dos ultra processados, são coisas que estão ao nosso alcance no dia a dia.

3 – Rotina de sono: você já percebeu que quando dorme mal, às vezes fica mais facilmente irritado e de mau humor? Pois é, a qualidade do sono contribui com a sua saúde mental porque ajuda a regular suas emoções, além da restauração do corpo enquanto você descansa. É importante entender que a qualidade do sono não tem a ver com uma determinada quantidade de horas. Cada organismo precisa de um número diferente de horas para se sentir recarregado, o principal aqui é que as horas de sono sejam sem interrupções1.

4 – Tenha um tempo para você: na correria do dia a dia, tirar um tempo só para você pode parecer um absurdo, mas não é. Reservar um tempo para fazer que você gosta, como assistir uma série na TV, ler um livro, algum hobby da sua escolha, ou até para estar junto de pessoas que você gosta contribuem com o seu bem-estar psicológico2,3

5 – Seja organizado: para você tirar um tempo para os amigos, ou para os seus hobbies é preciso que a sua rotina diária seja organizada. Metas e objetivos podem se tornar inalcançáveis se você não souber como encaixá-los nas suas atividades diárias, e isso pode ter efeito negativo na sua saúde mental. Se você quer ler 100 páginas por dia, mas não reserva tempo para isso, é evidente que ficará frustrado por não cumprir seu objetivo. Portanto, a organização é uma aliada fundamental2.

6 – Procure ajuda profissional: não é porque priorizar sua saúde mental pode começar com pequenos passos que você pode fazer sozinho, que a ajuda profissional se torna obsoleta. A terapia ajuda a lidar com seus sentimentos, entender e refletir sobre como e porque você tomou certas decisões e contribuir para a melhoria das suas relações com amigos, familiares e até pessoas do seu ambiente de trabalho1,2.

Agora, com todas essas dicas, cabe a você escolher priorizar sua saúde mental. Dê o primeiro passo e veja como isso pode melhorar a sua vida.

1 – Confira 7 dicas de como cuidar da sua saúde mental! Hospital Israelita Albert Einstein, 2023. Disponível em https://vidasaudavel.einstein.br/como-cuidar-da-saude-mental/. Acesso em: 02 set 2024.

2 – BASTOS, Nicoly. Confira 7 dicas que vão ajudar a impulsionar sua saúde mental em 2024. CNN Brasil, 2024. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/confira-7-dicas-que-vao-ajudar-a-impulsionar-sua-saude-mental-em-2024/. Acesso em: 02 set 2024.

3 – 5 dicas para cuidar da saúde mental e emocional o ano todo. PUC RS, 2024. Disponível em https://portal.pucrs.br/blog/5-dicas-para-cuidar-da-saude-mental-e-emocional-o-ano-todo/. Acesso em: 02 set 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *