Ansiedade: como identificar se ela está afetando o seu desempenho

Muitas vezes a ansiedade toma conta de nós e atrapalha o nosso dia. Ela tira nosso foco e acaba por prejudicar o nosso desempenho em diferentes atividades, sejam pequenos compromissos cotidianos ou eventos importantes, para os quais nos preparamos muito, como uma entrevista de emprego, por exemplo. 

Se identificou?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo,  aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Por isso, saber identificar os sinais é fundamental. E, claro, saber reconhecer quando é ela que está interferindo nos resultados e não a nossa capacidade ou habilidade de fazer algo.

Sinais de ansiedade

A ansiedade é um estado tanto mental quanto físico, que afeta todos os sistemas no nosso corpo. Ela é desencadeada quando a mente emite um alerta de perigo. Os hormônios produzem reações no nosso organismo, que se prepara para se defender de uma ameaça, seja ela real ou imaginária1.

Ela se manifesta de diferentes formas, principalmente como uma  preocupação além do normal com algo que ainda não aconteceu. Contudo, ela também pode se apresentar com sintomas físicos2 ou sintomas físicos e mentais combinados, entre eles:

  • palpitações
  • inquietação
  • cansaço
  • dificuldade de concentração
  • tensão muscular
  • irritabilidade
  • insônia e outros problemas relacionados ao sono

Ansiedade x Desempenho

Seja no ambiente de trabalho, durante os estudos, antes de uma competição ou em outras situações da vida, a ansiedade pode atrapalhar o seu desempenho. Isso porque a  preocupação excessiva provoca um distúrbio das funções do nosso organismo, e afeta diretamente a concentração e a memória. 

Em um quadro de ansiedade é comum não conseguirmos nos concentrar por muito tempo em determinada atividade, perder o foco facilmente, e não conseguir finalizar as tarefas. Não conseguir dormir ou não dormir bem também podem ser um sinal de ansiedade, impactando a nossa memória e prejudicando nossa capacidade de guardar informações a longo prazo2.

É preciso ter muita atenção para não nos mantermos em um ciclo de ansiedade, afinal,  não conseguir fazer o que precisamos dentro de um ambiente de alta pressão, como a preparação de uma reunião importante ou uma semana de provas, pode gerar ainda mais ansiedade e nos distancia ainda mais dos nossos objetivos3.

A importância de ficar atendo aos sinais da ansiedade

Quando você perceber que está excessivamente preocupado e apresentar pelo menos três dos outros sinais, fique atento! O seu principal obstáculo pode ser culpa da sua ansiedade. Faça uma pausa e avalie o que pode estar causando essa preocupação excessiva antes de retomar o que estava fazendo.

A ansiedade nos tira do momento presente, pois o motivo da nossa possível preocupação está no futuro, seja ele um futuro próximo ou distante. 

Faça um pequeno exercício: procure uma atividade que te ajude a manter a mente no presente, fique nela por um tempo e depois tente olhar novamente para a situação que está lhe causando incômodo. Veja quais elementos de preocupação ainda permanecem lá.

Quer mais dicas sobre como reduzir o impacto da ansiedade no seu dia a dia? Confira nosso texto.

1. What is Anxiety?. Psychology Today. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/basics/anxiety. Acesso em: 04 abr 2024

2. Signs of Anxiety. Psychology Today. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/basics/anxiety/signs-anxiety. Acesso em: 04 abr 2024

3. Ansiedade no trabalho: veja dicas para relaxar e aumentar sua produtividade. Cuidados pela vida. Disponível em https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/ansiedade-no-trabalho-veja-dicas-para-relaxar-e-aumentar-sua-produtividade. Acesso em: 04 abr 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *