Como escolher minha graduação?

Decidir o que você vai fazer pelo resto da sua vida profissional pode ser assustador, principalmente quando você não faz ideia de por onde começar. A pressão da decisão pode gerar ansiedade e decisões erradas.

Pensando nisso, preparamos um guia com dicas para te ajudar nessa decisão.

  1. Escolha uma área: reflita na sua jornada durante o ensino médio, que disciplina você mais se identifica. Seria física? Biologia? Literatura? A ideia é que ao fazer essa análise você consiga identificar em qual área você se encaixa, humanas, biológicas ou exatas(1).
  1. Faça um teste vocacional: o teste é uma ferramenta que vai ajudar a identificar qual área profissional se encaixa melhor com o seu perfil. Existem várias plataformas que disponibilizam o teste de maneira gratuita, como o Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa.
  1. Converse com universitários e profissionais: ouvir de quem está na graduação e também no mercado de trabalho é muito vantajoso para entender a realidade da escolha que você está fazendo(2). E também serve para que você possa tirar dúvidas que possa ter, como por exemplo, quantas horas de estudo diárias um estudante de medicina precisa fazer? Ou, se eu me formar em Ciências Contábeis, no que vou poder atuar?
  1. Visita às Feiras de Profissões: muitas universidades realizam anualmente feiras de profissões gratuitas, onde abrem o campus para que estudantes do ensino médio possam conhecer mais sobre os cursos, conversar com alunos e professores, além de conhecer as estruturas que oferecem, como laboratórios, bibliotecas e mais. E ainda, algumas instituições oferecem a chance de você viver um dia na rotina dos estudantes e acompanhar as aulas. 
  1. Pesquise sobre o mercado de trabalho: para cada profissão o mercado de trabalho se movimenta de maneiras diferentes(1). Entender quais as áreas de atuação disponíveis para quando você se formar pode ser um fator decisivo, bem mais que o aspecto financeiro. A sua identificação com a profissão e a felicidade com a sua escolha, é mais importante para o seu sucesso do que o salário.
  1. Escolha por você, não pelos outros: por mais que pais, amigos e familiares sejam pessoas importantes na sua vida, cada um de nós tem aptidões e jornadas diferentes na graduação. Assim, não caia na pressão de uma escolha feita por essas pessoas, essa é uma decisão muito pessoal e apenas sua.
  1. Você pode mudar de ideia: entenda que mudar de ideia não é algo ruim. Durante a graduação você vai aprender também muito sobre você mesmo, e pode acontecer que você deixe de se identificar com a escolha que fez na hora de fazer a inscrição do vestibular. Profissionais frustrados não são felizes e, como expressamos anteriormente, a sua felicidade é fundamental para o sucesso e realização profissional. Então, tudo bem mudar de ideia, mudar de curso, mudar de profissão(3).

Agora com essas dicas em mãos é hora de começar a pesquisar. E se ainda assim você se sentir sufocado por essa decisão, existem psicólogos que são especialistas e podem te guiar durante o processo de escolha, ajudando você a se descobrir e se entender diante das centenas de opções.

1. Faculdade: como escolher o curso de graduação ideal? Educa Mais Brasil, 2022. Disponível em https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/faculdade-como-escolher-o-curso-de-graduacao-ideal. Acesso em: 06 mai 2024.

2. 5 dicas de como escolher entre dois cursos de graduação. PUC RS, 2022. Disponível em https://portal.pucrs.br/blog/como-escolher-o-curso-de-graduacao/. Acesso em: 06 mai 2024.

3. Qual faculdade fazer? 6 fatores para escolher o curso. Belas Artes, 2020. Disponível em https://blog.belasartes.br/qual-faculdade-fazer/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw_-GxBhC1ARIsADGgDjteoa7g57kZtGYgU0on0XGCKHOxbY6Tlpf4-qc4sc-bRI5JCW8DW-waAmYAEALw_wcB. Acesso em: 06 mai 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *