Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Você já sonhou em estudar fora do país? Mas achou que seria impossível porque é muito caro? Pois saiba que não é impossível. Centenas de instituições de ensino no exterior oferecem bolsas de estudos para estrangeiros.

Realizar o seu sonho pode exigir um pouco mais de dedicação, organização e preparo, mas não é impossível. Juntamos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada.

  1. Pesquisa: antes de qualquer coisa, o primeiro passo é pesquisar quais universidades oferecem bolsas para o curso que você deseja. Para te auxiliar nessa pesquisa existem sites e perfis nas redes sociais que se dedicam a ajudar estudantes em busca de um diploma lá fora. Alguns deles são: Guia do Estudante, Estudar Fora, e também o Portal do MEC.
  1. Histórico escolar: as suas notas falam muito sobre você e podem ser o diferencial para você conseguir uma vaga para uma bolsa de estudos no exterior. Boas notas são essenciais para demonstrar que você é um bom candidato ao auxílio.
  1. Conhecimento da língua: pode parecer óbvio, mas para cursar uma graduação ou qualquer programa acima dele, é preciso ter conhecimento e domínio da língua do país que você escolheu. Fique atento, pois existem muitas opções de cursos online e ou de baixo valor de investimento para aprender um novo idioma!
  1. Provas de proficiência: muitas instituições exigem que o estudante comprove o conhecimento da língua estrangeira. Por exemplo, para universidades nos EUA é exigido que o aluno faça o TOEFL, em português, Teste de Inglês como Língua Estrangeira (Test of English as a Foreign Language). 

Descubra quais instituições aplicam as provas necessárias na sua cidade ou estado, e fique atento às datas!

  1. Carta de Apresentação: como o nome já diz, você vai precisar se apresentar e contar porque está interessado no curso e na instituição, e como esta oportunidade pode ser a chave de virada para o seu futuro de sucesso(1)
  1. Carta de recomendação: uma etapa muito comum no processo de aplicação para uma universidade internacional é a apresentação de cartas de recomendação. O documento precisa destacar os pontos fortes e qualidades do candidato, dentro e fora do ambiente de estudo, e podem ser feitas por professores, coordenadores ou até por seu empregador(2).

É claro que cada instituição tem requerimentos específicos, que também variam de acordo com o curso. Começar o processo com antecedência é um dos principais pontos para poder passar pelo processo de maneira mais tranquila e organizada.

1. Bolsas de Estudo no exterior: afinal, como conquistar uma? Insper, 2022. Disponível em https://www.insper.edu.br/noticias/bolsas-estudo-exterior/. Acesso em: 10 abr 2024.

2. SUMARES, Gustavo. Carta de recomendação: como pedir, a quem pedir e o que ela deve contar. Estudar Fora, 2023. Disponível em https://www.estudarfora.org.br/carta-de-recomendacao/. Acesso em: 11 abr 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *