Seja você uma pessoa que na hora de tomar uma decisão avalia todos os prós e contras, ou alguém que toma decisões mais rapidamente, buscar uma escolha assertiva não é um processo simples.
Existem diversos fatores internos e externos, inclusive processos feitos pelo seu cérebro, que influenciam cada uma das suas decisões, desde a escolha de uma roupa até algo sobre a sua saúde, sua carreira e tantas outras.
Por isso, fizemos uma seleção de conteúdos que podem te ajudar a entender como seu cérebro processa uma decisão, como você se comporta durante esse processo, para que as suas decisões sejam cada vez mais assertivas.
Insights sobre a jornada do Autoconhecimento: dizer que conhecer a si mesmo é fundamental para todas as áreas da nossa vida parece redundante, mas não é. Muitos ainda não compreendem o quanto o autoconhecimento influencia não só as decisões, bem como todo o desenvolvimento pessoal.
Julgamento e Tomada de Decisão: a habilidade de tomar decisões influencia múltiplos aspectos da vida diária. E entender como esse processo funciona e como nossas emoções, nossa memória e os sistemas cognitivos influenciam a tomada de decisão é fundamental.
Efeito Priming: como informações influenciam nosso comportamento: você já parou para avaliar o quanto as informações que você recebe podem modular suas respostas a determinados estímulos? O Efeito Priming tem grande influência sobre o cérebro na hora da tomada de decisões.
Você sabia que suas decisões podem ser mais inconscientes do que parecem?: o nosso cérebro muitas vezes usa processos automáticos para tomar decisões, se valendo de atalhos mentais chamados heurísticas e vieses cognitivos. Esses processos automáticos geralmente refletem naquelas decisões mais instintivas, que não são processadas de maneira consciente.
Os atalhos do nosso cérebro na tomada de decisões: existem múltiplas heurísticas e vieses cognitivos que influenciam a tomada de decisões instintivas, cada uma delas está associada a um tipo de decisão. Mas, ao mesmo tempo que esses atalhos podem trazer benefícios, eles também podem induzir ao erro.
Qual o papel das emoções?: as emoções, sejam elas medo, raiva, alegria, tristeza, são moduladores do nosso comportamento, portanto elas também estão presentes na hora que processamos uma decisão.
Os conteúdos listados acima são apenas alguns exemplos de artigos aqui do Blog da UMAJUDA que podem agregar e ajudar a construir seu conhecimento para que no futuro você possa tomar decisões que sejam mais assertivas. Para ler esses e outros conteúdos você pode navegar nas tags de Autoconhecimento e Comportamento.