O que é Altruísmo?

o-que-e-altruismo

Você já ajudou alguém que não conhecia? Ou compartilhou recursos mesmo em momentos de escassez, ouviu um desabafo ou fez um favor sem esperar uma recompensa? Isso é o que chamamos de Altruísmo.

Ao contrário do que muitos pensam, o altruísmo não é só sobre grandes gestos. Pequenas ações como compartilhar o almoço com o colega de trabalho mesmo tendo somente uma porção para uma pessoa, são atitudes altruístas. 

Tipos de Altruísmo

Dentro da Psicologia, existem quatro tipos diferentes de comportamentos altruístas(1):

1 – Altruísmo genético: são comportamentos que envolvem fazer o bem a familiares.

2 – Altruísmo recíproco: é baseado em uma relação de troca. Uma pessoa ajuda a outra porque sabe que em algum momento ela retribuirá o favor.

3 – Altruísmo selecionado pelo grupo: são aquelas atitudes que vão beneficiar alguém do seu grupo social ou que irão beneficiar grupos específicos.

4 – Altruísmo puro: é aquele que é motivado por valores morais e não envolve recompensas materiais.

Contudo, o que caracteriza uma pessoa altruísta é sua empatia, sua disponibilidade e capacidade de ouvir o próximo, o desejo de ajudar. Uma pessoa altruísta é aquela que fica feliz com a felicidade do outro, que em geral, leva a vida de maneira mais tranquila e é solidária e preocupada com os problemas do mundo(2).

Fazer o bem faz bem

Do ponto de vista evolutivo, somos recompensados fisiologicamente quando fazemos algo que tem um impacto positivo para a sobrevivência e alertados quando a nossa sobrevivência está sob ameaça.

O comportamento altruísta, estimula os neurotransmissores dopamina, oxitocina e serotonina que induzem a sensação de bem-estar, e como nosso cérebro está programado para repetir ações que geram essa sensação, acabamos repetindo essas ações(3).

E além de impactar a vida de quem pratica e quem recebe a ação, também traz benefícios à saúde, à saúde mental e contribui para melhorar seus relacionamentos. 

Muitas pessoas têm comportamentos altruístas naturalmente, mas também é possível desenvolvê-los ao longo da vida, buscando inspiração em outros que você admira, praticando a empatia, estabelecendo metas e ou tornando pequenas atitudes um hábito.  Por exemplo, estabelecendo que você vai realizar um ato de bondade por dia.

Como resultado, pessoas altruístas conseguem desenvolver relacionamentos mais saudáveis, porque estão mais atentos às necessidades dos outros e esse cuidado gera laços mais fortes entre as pessoas. Esse comportamento ainda promove um sentimento de satisfação quando você faz a diferença na vida de alguém. E ajudar o outro também contribui para o desenvolvimento das suas habilidades pessoais, como o trabalho em equipe.(3) 

Porém tenha cuidado, todo comportamento praticado de maneira extrema e sem pensar nas consequências, pode gerar resultados ruins. Como em todo comportamento humano, o altruísmo é positivo quando aplicado de maneira equilibrada. Qualquer extremo pode afetar a vida pessoal, social ou até financeira.

1. CHERRY, Kendra. Altruism: How to Cultivate Selfless Behavior. Verywell Mind, 2023. Disponível em  https://www.verywellmind.com/what-is-altruism-2794828#:~:text=Reciprocal%20altruism%3A%20This%20type%20of,based%20upon%20their%20group%20affiliation. Acesso em 04 mar 2024. 

2. MARQUES, José Roberto. O que é uma pessoa altruísta. Instituto Brasileiro de Coaching, 2023. Disponível em https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/o-que-e-uma-pessoa-altruista-10-coisas-que-podemos-aprender-com-elas/. Acesso em 18 mar 2024.

3. BREUNING, Loretta G. The Selfishness of Altruism. Psychology Today, 2016. Disponível em https://www.psychologytoday.com/us/blog/your-neurochemical-self/201604/the-selfishness-altruism. Acesso em 18 mar 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *