Perfis de aprendizado: pessoas diferentes aprendem de maneiras diferentes

Sabe quando sua mãe disse que você não é todo mundo?! Pois é, você não é mesmo. Brincadeiras à parte, essa frase pode ser aplicada quando falamos sobre a aprendizagem, porque pessoas diferentes aprendem e fixam informações de formas diferentes. Cada um de nós tem um perfil de aprendizado, e saber qual é o seu pode ajudar e muito no seu desempenho, principalmente nos estudos.

O pesquisador Neil Fleming criou o modelo de Vark, que propõe a existência de quatro perfis principais de aprendizado: o visual, o auditivo, a leitura/escrita e o cinestésico. O modelo reflete quatro modalidades sensoriais, e argumenta que as pessoas aprendem melhor quando o ensino corresponde ao seu perfil1.

Visual: como já diz o nome, pessoas com este perfil aprendem melhor através da visão. Ou seja, para eles, vídeos, tabelas, gráficos, imagens e mapas são as melhores ferramentas. Estudantes que têm o costume de desenhar podem ser identificados como visuais1,2.

Auditivo: pessoas com esse perfil aprendem melhor ouvindo as informações. Para eles, palestras, podcasts, debates e até a leitura em voz alta são as melhores ferramentas. A música também é uma aliada, e muitas vezes eles mesmo criam músicas com as informações que precisam memorizar1,2.

Leitura/escrita: neste perfil se encaixam aqueles alunos que costumam fazer anotações em aula, que consolidam melhor as informações através da escrita e da leitura. Ou seja, para este perfil, os melhores aliados são livros pedagógicos, artigos, revistas e manuais1,2.

Cinestésico: sabe aquelas pessoas que preferem aprender fazendo? Elas se encaixam neste perfil e tendem a aprender melhor quando o tato está envolvido. Esses alunos costumam se sair melhor em atividades que envolvem movimento, como atividades físicas, encenações, aulas de laboratório, gincanas e demonstrações1,2.

Apesar de muitos se encaixarem nas quatro modalidades acima, a preferência pode mudar de acordo com o tipo de aula, portanto são chamados de multimodal. Para a aula de história eles preferem a leitura e escrita, enquanto em geografia o perfil muda para visual.

Mesmo existindo críticas ao modelo de Vark, ele ainda é amplamente usado na pedagogia, porque ajuda tanto os professores quanto os alunos a compreenderem a melhor abordagem na hora de ensinar e na hora de estudar.

E aí, se identificou com um dos quatro perfis?

1 – CHERRY, Kendra. Overview of VARK Learning Styles. Verywell Mind, 2023. Disponível em: https://www.verywellmind.com/vark-learning-styles-2795156. Acesso em: 09 out 2024.

2 – Estilos de aprendizagem: quais são e como identificá-los? Kumon, 2022. Disponível em https://www.kumon.com.br/blog/estilos-de-aprendizagem/. Acesso em: 09 out 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *