Você já se pegou julgando a si mesmo de maneira mais crítica do que julgaria, por exemplo, um colega de trabalho? Ou então, um amigo? É muito comum ouvirmos sobre empatia quando falamos sobre as relações interpessoais, mas porque não usamos a mesma lógica de afetuosidade para nossa própria história?
A maneira como nós tratamos a nós mesmos é fundamental para o nosso bem-estar e afeta também a nossa saúde. Aqui é importante não confundir a autoempatia com sentir pena de si mesmo1. A autoempatia segue a lógica de olhar para si da mesma maneira que você olharia para outros, em inúmeras situações.
Sabe quando você escolhe apoiar um amigo de escola no momento em que ele tira uma nota ruim, e diz palavras como “essa nota não te define”? Pois é, a ideia de auto empatia é que você ao tirar uma nota ruim diga a si mesmo essas palavras de apoio, e não faça um autojulgamento, como “como você é burro”. O mesmo afeto e respeito que você tem com outros, você também precisa exercer com você2.
Ser empático com você mesmo é também uma forma de cuidado e aceitação, uma maneira mais saudável de lidar com as nossas próprias emoções. E ainda é uma forma de evitar quadros de ansiedade e depressão, que afetam negativamente a saúde física e mental.
Por onde começar
Se você tem dificuldade de ser mais empático consigo mesmo, ou não sabe por onde começar, preparamos algumas dicas que podem te ajudar.
O primeiro passo na jornada da auto empatia é tratar você mesmo com a gentileza que trata os outros. Nos momentos difíceis, não seja tão crítico, tenha mais compaixão consigo mesmo. Outro passo importante é saber priorizar, e se colocar em primeiro lugar, além de definir limites que sejam saudáveis para você3. Saber dizer não em certas situações não te torna uma pessoa ruim, te torna uma pessoa consciente dos seus próprios limites.
Uma coisa que pode parecer clichê, mas é fundamental é perdoar seus erros e não se definir por eles. Afinal de contas, todo mundo erra. Tenha cuidado também com as suas companhias, pessoas negativas te colocam para baixo. Prefira pessoas que saibam oferecer compaixão, cuidado e ajuda para outro. Por fim, lembre-se de comemorar suas conquistas e se permita ser feliz com cada degrau alcançado, cada sucesso, mesmo que pequeno3.
1 – NIENZIK, L & TRAIN, K. The Self in Empathy: Self-Empathy. Psychology Today, 2020. Disponível em https://www.psychologytoday.com/intl/blog/empathic-intervision/202007/the-self-in-empathy-self-empathy. Acesso em: 05 nov 2024.
2 – SABATER, Valéria. Autoempatia: como se conectar afetuosamente com nós mesmos. A mente é maravilhosa, 2021. Disponível em https://amenteemaravilhosa.com.br/autoempatia/. Acesso em: 06 nov 2024.
3 – ORLOFF, Judith. 8 Keys Techniques to Empower Self-Empathy. Psychology Today, 2024. Disponível em https://www.psychologytoday.com/intl/blog/the-genius-of-empathy/202405/8-key-techniques-to-empower-self-empathy. Acesso em: 05 nov 2024.