O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, saber reconhecer nossos pontos fortes, pontos fracos e também nossos limites, nos permite definir ações alinhadas com nossos valores, a fim de atingir nossos objetivos e metas.
Por outro lado, a produtividade é um tema recorrente no mundo moderno, onde cada vez mais é preciso antecipar ações para estar em dia com as tecnologias e mudanças que acontecem diariamente mundo afora. E é nessa hora que o autoconhecimento se torna ainda mais valioso, em um universo tão competitivo.
Além disso, o autoconhecimento pode ajudar a evitar que a busca constante por produzir mais cause níveis exagerados de estresse, frustração, cansaço físico e mental, e até doenças1.
Assim, para melhorar a sua produtividade através do autoconhecimento é preciso identificar suas habilidades2: por exemplo, ao montar um plano de estudos, não coloque todos os temas que você tem dificuldades juntos em um mesmo dia. Distribua essas matérias ao longo da semana, pareando com outras que você tem mais facilidade, porque o que você tem mais facilidade vai consumir menos tempo, deixando assim uma janela maior para você focar naquilo que é mais difícil.
Outro ponto importante tem a ver com as suas preferências2: por exemplo, se você prefere trabalhar da sua casa, hoje é possível optar por vagas de emprego que ofereçam essa flexibilidade. Não somos todos iguais até nesse quesito, e muitos têm mais sucesso trabalhando no escritório, enquanto outros se saem melhor no home office.
É fundamental também conhecer seus pontos fortes e fracos2. Durante a graduação você vai perceber que tem mais afinidades com certas áreas da profissão que escolheu. Então, ao buscar uma vaga no mercado de trabalho, é importante priorizar vagas que estejam alinhadas com os seus pontos fortes, por exemplo.
É importante também saber definir metas alinhadas com a realidade, e não definir metas inalcançáveis que só vão gerar mais estresse e retardar a sua produtividade. E por último, mas não menos importante é saber pedir ajuda e isso tem muito a ver com realmente conhecer seus limites2. Não somos perfeitos, aliás a perfeição é algo muito subjetivo, e muitas vezes vamos nos sobrecarregar por medo ou vergonha de pedir ajuda para alguém que entenda um pouco mais de determinado assunto. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, é sinal de que você se conhece bem para não ultrapassar seus próprios limites.
1 – LOHMANN, Marina. Autoconhecimento e Produtividade. Medium, 2024. Disponível em https://gambe-org.medium.com/autoconhecimento-e-produtividade-f8a0fc4c4ee1. Acesso em: 09 jan 2025.
2 – MOALLA, Yasmin. Autoconhecimento e produtividade. Greentable, 2023. Disponível em https://greentable.com.br/blog/autoconhecimento-e-produtividade?srsltid=AfmBOorBFY4Mp0fCw6vpo_wJ0TxOEuQ9knuesOchXzidQCj6kxQMlT_C. Acesso em: 10 jan 2025.